Por anaagomide
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52855
O médico Philippe Pinel, um grande nome da Psiquiatria, protagonizou o entendimento dos transtornos mentais como uma questão mundial de saúde pública. No entanto, o estigma acerca das doenças mentais é um grave e deprimente problema vivenciado pela sociedade brasileira. Dessa forma, é crucial e urgente o combate ao preconceito social e ao tratamento ineficiente em relação à saúde mental.
Primeiramente, a falta de informação sobre dado assunto pode levar o indivíduo a falsos julgamentos. Nesse sentido, o escritor Gilberto Freyre defendeu que a construção histórica e social do Brasil foi pautada na intolerância ao diferente. Porém, ocorre que, ainda hoje, existe uma parcela da população que sustenta tal preconceito defendido por Freyre e exclui os portadores de doenças mentais, seja por falta de conhecimento, seja por inexistência de empatia. Logo, é incoerente que esse paradigma perpetue no decorrer do tempo e da sociedade.
Por outro lado, apenas as campanhas de conscientização, como o "Janeiro Branco" e o "Setembro Amarelo", não são suficientes no cenário brasileiro. Nesse viés, a filósofa Hannah Arendt critica a banalização de alguns atos na sociedade contemporânea. A exemplo disso, inúmeras pessoas menosprezam o sofrimento dos portadores de doenças mentais e julgam tais comorbidades como "frecura", e, assim, não precisam de atenção médica. Então, a saúde psíquica dos brasileiros continuará sendo banalizada até que haja um tratamento clínico adequado e a divulgação da importância de tal.
Portanto, o estigma social relacionado a doenças mentais deve ser combatido no Brasil. Para isso, as escolas devem, semestralmente, oferecer conhecimento sobre o assunto à toda comunidade escolar, por meio de debates e palestras- ministrados por psicólogos e psiquiatras- com a finalidade de tornar a sociedade mais esclarecida e mais empática. Além disso, o Ministério da Saúde precisa investir em melhorias em relação à saúde mental, através de novos tratamentos dignos, eficientes e alternativos e sua conseguinte divulgação, para que população deixe de banalizar as doenças mentais e passe a vê-las como uma questão de saúde pública.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52889
Oi, tudo bom? Vou iniciar a leitura do seu texto :D
Logo mais dou um retorno.

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52895
O médico Philippe Pinel, um grande nome da Psiquiatria, protagonizou o entendimento dos transtornos mentais como uma questão mundial de saúde pública. No entanto, o estigma acerca das doenças mentais é um grave e deprimente problema vivenciado pela sociedade brasileira. Dessa forma, é crucial e urgente o combate ao preconceito social e ao tratamento ineficiente em relação à saúde mental. Na sua introdução, faltou definir seus 2 argumentos/ideias. Você poderia dizer algo como "Assim, vale analisar aspectos causais/consequenciais desse processo", ainda que fique um pouco geral. Mas é necessário que você faça esse gancho para os próximos parágrafos.

Primeiramente, a falta de informação sobre dado assunto pode levar o indivíduo a falsos julgamentos(ideia). Nesse sentido, o escritor Gilberto Freyre defendeu que a construção histórica e social do Brasil foi pautada na intolerância ao diferente (repertório). Porém, ocorre que, ainda hoje, existe uma parcela da população que sustenta tal preconceito defendido por Freyre e exclui os portadores de doenças mentais, seja por falta de conhecimento, seja por inexistência de empatia. Logo, é incoerente que esse paradigma perpetue no decorrer do tempo e da sociedade (indignação). Aqui, tudo ok.

Por outro lado, apenas as campanhas de conscientização, como o "Janeiro Branco" e o "Setembro Amarelo", não são suficientes no cenário brasileiro (ideia). Nesse viés, a filósofa Hannah Arendt critica a banalização de alguns atos na sociedade contemporânea (repertório). A exemplo disso, inúmeras pessoas menosprezam o sofrimento dos portadores de doenças mentais e julgam tais comorbidades como "frescura", e, assim, não precisam de atenção médica. Então, a saúde psíquica dos brasileiros continuará sendo banalizada até que haja um tratamento clínico adequado e a divulgação da importância de tal. Nesse parágrafo, eu recomendo demonstrar maior autoria. Por exemplo, deixar claro que você, autor, acredita que isso é um problema, deixar sua opinião bem evidente.

Portanto, o estigma social relacionado a doenças mentais deve ser combatido no Brasil. Para isso, as escolas (agente)devem, semestralmente, oferecer conhecimento sobre o assunto à toda comunidade escolar (ação), por meio de debates e palestras (meio/modo)- ministrados por psicólogos e psiquiatras (detalhamento)- com a finalidade de tornar a sociedade mais esclarecida e mais empática (Objetivo). Além disso, o Ministério da Saúde precisa investir em melhorias em relação à saúde mental, através de novos tratamentos dignos, eficientes e alternativos e sua conseguinte divulgação, para que população deixe de banalizar as doenças mentais e passe a vê-las como uma questão de saúde pública. Show, conclusão duplamente completa.

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53285
@anaagomide, como já houve correção! Espero a próxima ok!?

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
60 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
56 Exibições
por Laris21
0 Respostas 
69 Exibições
por carolinesz
0 Respostas 
57 Exibições
por Kethillynm
0 Respostas 
61 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
44 Exibições
por sbluiza
0 Respostas 
52 Exibições
por lalinhaiaia
0 Respostas 
52 Exibições
por Lillyy
0 Respostas 
62 Exibições
por LeonardoVeri
0 Respostas 
45 Exibições
por Lara23
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM