Primeiramente, a falta de informação sobre dado assunto pode levar o indivíduo a falsos julgamentos. Nesse sentido, o escritor Gilberto Freyre defendeu que a construção histórica e social do Brasil foi pautada na intolerância ao diferente. Porém, ocorre que, ainda hoje, existe uma parcela da população que sustenta tal preconceito defendido por Freyre e exclui os portadores de doenças mentais, seja por falta de conhecimento, seja por inexistência de empatia. Logo, é incoerente que esse paradigma perpetue no decorrer do tempo e da sociedade.
Por outro lado, apenas as campanhas de conscientização, como o "Janeiro Branco" e o "Setembro Amarelo", não são suficientes no cenário brasileiro. Nesse viés, a filósofa Hannah Arendt critica a banalização de alguns atos na sociedade contemporânea. A exemplo disso, inúmeras pessoas menosprezam o sofrimento dos portadores de doenças mentais e julgam tais comorbidades como "frecura", e, assim, não precisam de atenção médica. Então, a saúde psíquica dos brasileiros continuará sendo banalizada até que haja um tratamento clínico adequado e a divulgação da importância de tal.
Portanto, o estigma social relacionado a doenças mentais deve ser combatido no Brasil. Para isso, as escolas devem, semestralmente, oferecer conhecimento sobre o assunto à toda comunidade escolar, por meio de debates e palestras- ministrados por psicólogos e psiquiatras- com a finalidade de tornar a sociedade mais esclarecida e mais empática. Além disso, o Ministério da Saúde precisa investir em melhorias em relação à saúde mental, através de novos tratamentos dignos, eficientes e alternativos e sua conseguinte divulgação, para que população deixe de banalizar as doenças mentais e passe a vê-las como uma questão de saúde pública.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.