É relevante abordar, primeiramente, a insuficiência de ações legislativas como um agravante do problema. Conforme o professor de filosofia em Harved, Jonh Rawls, o governo é responsável por assegurar os valores constitucionais, dentre eles, à saúde. Entretanto, no cenário hodierno brasileiro essa garantia não é efetivada na prática, pois o país possui um tratamento precário a pessoas que sofrem com transtornos psicológicos graves. Logo, com a falta de auxílio legislativo, o combate ao preconceito relacionado às doenças mentais é inviável.
Outrossim, vale ressaltar o péssimo desempenho da mídia na interação social. Nessa lógica, consoante o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, a contemporaneidade está relacionada a uma era efêmera, já que com um aparato tecnológico em mãos, um indivíduo, por muita das vezes, pode formular um ambiente em que tudo deve ser mostrado no seu melhor ângulo. Seguindo essa lógica, as doenças mentais são mais suscetíveis, já que a busca pelo esteriótipo perfeito-moldada pelos usuários- é constante. Assim, o preconceito relacionado aos transtornos psicológicos torna-se cada vez mais alto.
Fica evidente, portanto, que o estigma associado às doenças mentais é um entrave que precisa ser solucionado. Para que isso ocorra, o Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, deve propor a criação de um programa “Doenças Mentais Existem”, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, afim de informar o corpo social das reais causas e consequências dos transtornos psicológicos. Tal programa será lecionado por uma equipe de psicólogos em instituições públicas e privadas. Nesse viés, será abordada a forte influência do comportamento midiático nas relações interpessoais e como as doenças mentais dificultam a interação social. Dessa forma, os brasileiros verão o futuro garantido pela constituição como uma realidade próxima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.