Por RafaelReis
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#52811
A saúde mental é um assunto que vem aumentando sua relevância no Brasil e no
mundo ao longo de décadas, mas diversas pessoas não se atentam que o tópico existe, e
não deve ser ignorado. Lamentavelmente, as doenças mentais são vistas pela sociedade
como inexistentes, já que sentimentos e emoções são relativos, isto é, cada indivíduo sente
de uma forma. E por não conseguir compreender sensações é criado um estigma por parte
de nossa sociedade.
Primeiramente, é necessário que o olhar de estranhamento presente no interior do
indivíduo seja superado e visto sem análises ou teorias construídas previamente. Além
disso, deve-se entender que as sensações e sentimentos são conceitos abstratos e,
portanto, não é possível conhecer-los sem a experiência própria.
Certamente, o número de casos de doenças mentais no Brasil aumentou por conta
do tratamento precário e estigma da sociedade em relação à saúde mental. Segundo dados
da OMS - organização mundial da saúde- 5% da população brasileira sofre de problemas
mentais, um número muito elevado para o tamanho do Brasil.
Em suma, visando a desestruturação do estigma no Brasil e a construção da noção
de relevância e existência de problemas mentais, é necessário através do MEC - ministério
da educação - a apropriação de textos explicativos aos livros didáticos nas escolas, por
meio de discussões com professores e orientadores, a fim da elaboração desses materiais,
explicando como as doenças mentais existem e não devem sofrer preconceitos. Assim
como afirma Nelson Mandela- ex-presidente da Africa do Sul- “A educação é a arma mais
poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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