Por IvanC
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Em consonância com a escritora e jornalista Daniela Arbex, que retrata em seu livro" Holocausto Brasileiro" a existência do estigma da loucura e a segregação dos portadores de doenças mentais; retratando os horrores aos quais foram submetidos milhares de pessoas, enclausuradas em porões fetidos de sanatórios brasileiros. Expondo um problema estrutural, visto que os estigmas associados a doenças mentais na sociedade brasileira, persiste; demonstrando a falta de conhecimento à cerca de doenças mentais, por parte dos familiares e o descaso do poder público.
Como retratado na obra, A metamorfose, de Franz Kafka, na qual o personagem principal "acorda metamorfoseado em um inseto",demonstrando a sua sensação de" inutilidade social " por não conseguir mais executar suas tarefas diárias, após ser acometido por uma doença psíquica; retratando o descaso e abandono por parte da família. A vida imita às páginas, visto que pessoas em situações análogas, sofrem abandono familiar e preconceito, potencializando a problemática e segregando o portador da doença mental.
Não obstante, a constituição Federal do Brasil garante que somos todos iguais perante a lei, sem distinções. Mas, observa -se a inaplicabilidade da cláusula pétrea, quando se trata dos estigmas associados à doença mental na sociedade Brasileira; dado que, mesmo após a criação da lei antimanicomial, portadores de transtornos são tratados à margem da sociedade, coexistindo em centros de atendimento psicossocial,sucateados, e sem o investimento em políticas de inserção social.
Em suma, o estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira, persiste. Mas, medidas podem ser tomadas para diminuir a problemática; o governo federal, por meio do ministério da saúde, fomentando políticas de inserção social, juntamente aos centros de atendimento psicossocial, criando projetos para acompanhar em domicílio, tanto o paciente quanto os familiares, e os inserindo no mercado de trabalho. Parafraseando o escritor e psiquiatra Augusto Cury " a complexidade de um ser não pode ser definida por transtorno psíquico".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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