Por johngabriel
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#52378
Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro “O Triste fim de Policarpo Quaresma” tem como sua característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. No entanto, o estigma associado às doenças mentais torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a situação, que é motivada pela má gestão política e a falta de consciência coletiva.

Inicialmente, deve-se destacar a má gestão política como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado proporcionar ações que certifiquem o bem estar dos cidadãos. Contudo, percebe-se uma falha no princípio da isonomia, uma vez que grande parte das Instituições de Ensino não recebem incentivos do governo para o monitoramento de práticas, como o bullying, que proporcionam dificuldades nas interações sociais dos estudantes, promovendo aumento da evasão escolar e os índices de depressão.

Ademais, vale ressaltar que a situação é corroborada pela inexistência de denúncia. Dessa forma, de acordo com Hans Jonas, uma sociedade saudável é aquela que é capaz de reconhecer e amenizar suas enfermidades sociais. Entretanto, os a população brasileira rompem com as ideias do filósofo alemão, visto que muitas pessoas não dão a devida importância aos transtornos mentais em seus ambientes de trabalho e familiar, o que implica em uma redução significativa da busca dos indivíduos por atividades profissionais que solucionem seus distúrbios psiquiátricos.

Portanto, medidas são necessárias para resolver este cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, em parceria com o Governo Federal, deve efetuar palestras em escolas e universidades. Tal ação deverá ser trabalhada por meio de mídias de massa, com o objetivo de trazer mais lucidez acerca das cicatrizes associadas às doenças da mente e alcançar um público maior.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por johngabriel
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#52380
@Ashilley @Geralcinoj Poderiam dar uma olhadinha? Estou corrigindo algumas redações e gostaria de saber se a minha ficou boa, se não for incomodo é claro. :D :D
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Por XxDamastco
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#52682
johngabriel escreveu:@XxDamastco Podia dar uma olhadinha?! :D :D Ficarei muito agradecido mesmo.
-7 erros de grafia.
"promovendo aumento da evasão escolar e os índices de depressão" Seu papel é saúde mental e não evasão escolar, leve tangenciada no tema.

Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a situação, que é motivada pela má gestão política e a falta de consciência coletiva.
Portanto, medidas são necessárias para resolver este cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, em parceria com o Governo Federal, deve efetuar palestras em escolas e universidades. Tal ação deverá ser trabalhada por meio de mídias de massa, com o objetivo de trazer mais lucidez acerca das cicatrizes associadas às doenças da mente e alcançar um público maior.

Coesão e coerência,de fato. Faltou a proposta para a má gestão pública.
Modelo intervenção Enem: (Agente,meio,modo, finalidade, detalhamento) Não cumpriu com o detalhamento.
Fim
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