Por umamirim
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#52405
Na série "13 Reasons Why", original da Netflix, aborda sobre os aspectos vivenciados com os jovens, como o bullying, depressão, ansiedade e até mesmo suicídio que abalam a saúde física e mental. De maneira análoga, o longa retrata a vida entre muitos brasileiros os quais se encontram em total vulnerabilidade por enfrentarem uma série de emoções e lidarem com conflitos ou traumas nos diferentes ciclos da vida, o que se torna um grande desafio no Brasil. Diante disso, faz-se mister a discussão da problemática acerca da negligência estatal, visando, posteriormente, medidas para solucioná-las.

Sob essa perspectiva, é crucial pontuar os altos índices do estigma associado às doenças mentais que derivam do baixo desempenho do Estado. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social " já que o governo não cumpre sua função de garantir os direitos dos cidadãos, como tratar sobre os transtornos mentais é importante e mostrar que não é frescura.

Outrossim, vale ressaltar a falta de ampliação da presença de psicólogos no âmbito escolar que impulsiona na falta de auxílio para os jovens que precisam de ajuda. Segundo o escritor Paulo Freire, a educação sozinha não transforma ninguém e sem ela tampouco a sociedade muda. Diante de tal exposto, a sociedade brasileira precisa ter conhecimento sobre os problemas de saúde que afeta mais de 1 em cada 20 pessoas.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar o estigma associado às doenças mentais. Logo, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de investimentos, crie projetos nas escolas que incluam reuniões com auxílio de psicólogos, assim criando panfletos para convidar familiares e alunos com o propósito de esclarecer dúvidas a respeito sobre os transtornos mentais. Através dessa medida, espera-se promover uma melhora na problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por emilydassis
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#52610
umamirim escreveu:@emilydassis poderia justificar sua pontuação?
umamirim escreveu:@emilydassis poderia justificar sua pontuação?
oiee, claro! é visível que você compreendeu o que o tema estava pedindo, possui um vasto repertório e fez um bom uso de conectivos. porém, tenho alguns pontos para ressaltar:
- algumas marcas de oralidade;
- argumentação poderia ter sido mais aprofundada e um pouco mais crítica;
- você citou que "problemas de saúde que afeta mais de 1 em cada 20 pessoas", porém, qual a fonte desse dado?;
- em "é crucial pontuar os altos índices do estigma associado às doenças mentais que derivam do baixo desempenho do Estado", quais alto índices? essa construção gramatical ficou um pouco confusa, não consegui compreender;
- também achei a proposta de intervenção um pouco confusa e poderia ter sido melhor detalhada.
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Por joanavitoria
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#52651
A* série "13 Reasons Why", original da Netflix, aborda *os aspectos vivenciados com os jovens, como o bullying, depressão, ansiedade e até mesmo suicídio,* que abalam a saúde física e mental. De maneira análoga, o longa retrata a vida entre muitos brasileiros os quais se encontram em total vulnerabilidade por enfrentarem uma série de emoções e lidarem com conflitos ou traumas nos diferentes ciclos da vida, o que se torna um grande desafio no Brasil. Diante disso, faz-se mister a discussão da problemática acerca da negligência estatal, visando, posteriormente, medidas para solucioná-las.

Aqui senti que faltou a segunda argumentação, e na introdução é recomendado que você cite todas as palavras do tema, e aqui faltou falar sobre o estigma.

Sob essa perspectiva, é crucial pontuar os altos índices do estigma associado às doenças mentais que derivam do baixo desempenho do Estado. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social",* já que o governo não cumpre sua função de garantir os direitos dos cidadãos, sobre* como tratar sobre os transtornos mentais é importante e mostrar que não é frescura.

Tome cuidado ao falar de alto índice, porque assim você precisa comprovar o que você diz com algum dado. Também faltou argumentar mais a fundo (por que esse estigma existe e quais são as consequências dele na sociedade, o que causa nas pessoas afetadas?)

Outrossim, vale ressaltar a falta de ampliação da presença de psicólogos no âmbito escolar que impulsiona na falta de auxílio para os jovens que precisam de ajuda. Segundo o escritor Paulo Freire, a educação sozinha não transforma ninguém e sem ela tampouco a sociedade muda. Diante de tal exposto, a sociedade brasileira precisa ter conhecimento sobre os problemas de saúde que afeta mais de 1 em cada 20 pessoas. > sempre cite a fonte de qual você tirou o dado, se não é inválido.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar o estigma associado às doenças mentais. Logo, o Ministério da Educação,* em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de investimentos, deve criar* projetos nas escolas que incluam reuniões com auxílio de psicólogos, assim criando panfletos para convidar familiares e alunos com o propósito de esclarecer dúvidas a respeito sobre os transtornos mentais. Através dessa medida, espera-se promover uma melhora na problemática. > aqui você podia ter feito um texto-circuito voltando a 13 Reasons Why.

Aqui faltou a finalidade.

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
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