Por ClaraSch
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Na série “13 Reasons Why”, o personagem Clay Jensen sofre com problemas mentais devido à traumas na sua adolescência. No Brasil, a realidade não se diverge da ficção, grande parte da população é acometida por doenças psíquicas, fator evidenciado pela negligência ao trauma sofrido e a ausência de tratamentos adequados no país. Neste enfoque, torna-se necessária a atenção perante o problema.
Em primeira análise, existem diversos fatores contribuintes para esta problemática, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 11,5 milhões de brasileiros têm depressão (Censo 2017), doença acometida por traumas não trabalhados e vistos como irrelevantes pela sociedade. Análogo a isto, negligenciar a depressão e suas causas é um fator marcante para o aumento das pessoas com doenças mentais e suas variantes, como a ansiedade e os transtornos de personalidade. Fatores ativos para a potencialização do problema.
Ademais, esta realidade não recebe a atenção necessária e consequentemente as falhas no sistema público de saúde acabam por denunciar o não cumprimento dos direitos humanos. O artigo 5° da Constituição Brasileira assegura a todos o direito a vida, bem-estar e saúde, em contrapartida a prática deturpa a teoria, a não efetivação dos direitos revela o quanto este quadro clinico é julgado com preconceito e falta de compromisso com a parcela da população carecida de tais cuidados. Resultado duma perspectiva necessitada de mudanças.
Diante destes lapsos argumentativos, faz-se mister a ação do governo juntamente com o Ministério da Saúde em atenuar tal situação, por meio de programas gratuitos de autocuidado e acompanhamento por profissionais da área. Em soma é necessário desconstruir o conceito de depressão ser sinônimo de “frescura” na sociedade. Desse modo, os estigmas podem ser, de fato, superados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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