A ignorância em relação às doenças mentais
O filme "Coringa" retrata muito bem as cicatrizes deixadas por doenças mentais com o seu personagem principal lidando com as consequências de se viver em uma sociedade não sendo mentalmente saudável. No decorrer do filme, Coringa sofre preconceito por causa de sua doença mental não sendo aceito na sociedade e, infelizmente, isso é muito comum atualmente.
Vivemos em um mundo onde doenças mentais como ansiedade, depressão, transtorno bipolar e outros transtornos mentais graves são consideradas "frescura". Ainda que essas doenças sejam cada vez mais comuns, o preconceito e a ignorância em relação a esse assunto continuam presentes, tudo em prol de um ideal de felicidade inalcançável.
Muitas vezes pessoas que buscam aceitação se distanciam de seus reais sentimentos acreditando que tudo deve ser mostrado da melhor forma e que sempre devem estar felizes. As pessoas que demonstram verdadeiramente o que sentem normalmente são rotuladas e rejeitadas pela sociedade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o país mais depressivo da América Latina com mais de 11,5 milhões de brasileiros com depressão e mesmo assim pessoas com doenças mentais ainda enfrentam desafios relacionados a aceitação na sociedade brasileira.
Lidar com doenças mentais por si só não é uma tarefa fácil, fazer isso enquanto lida com preconceito torna tudo muito mais difícil. Estando ciente de que muitas pessoas possuem doenças mentais e da gravidade das mesmas, a sociedade brasileira deveria oferecer apoio e aceitar todos os cidadãos com uma saúde mental frágil. Dessa forma, a pressão social que era exercida neles mesmos em uma tentativa de aceitação sumiria e poderiam focar em tratar de sua saúde mental sem se preocupar com o preconceito que sofrem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.