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Por oibiaaraujo
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A Constituição Cidadã de 1988 assegura o direito à saúde e o bem-estar de todos os cidadãos. Contudo, a saúde mental ainda é um problema no Brasil e no mundo, visto que as autoridades brasileiras não dão importância para essas enfermidades, além da população que ridiculariza as doenças que incapacitam indivíduos em todo planeta. Assim, como não há políticas públicas eficazes contra às doenças mentais, fatores como desemprego e preconceito frente aos doentes podem agravar os casos.
Diante desse cenário, antes do século atual, a depressão já era uma das doenças mentais mais comuns. A crise de 1929 que ocorreu nos Estados Unidos fez com que muitos empresários se suicidassem. No Brasil hodierno, com a taxa de desemprego elevada, muitos desempregados vêm a cometer tal ato, pois sem assistência governamental e depressão severa, o suicídio passa a ser a solução do indivíduo.
Nesse sentido, o preconceito do brasileiro frente à saúde mental não é algo recente. No livro “O Alienista”, de Machado de Assis, retrata um médico psiquiatra que interna qualquer pessoa de sua cidade, sem justificativas plausíveis, visando o bem-estar comum.
Portanto, é preciso de políticas públicas que mitiguem esse problema no Brasil. Sendo assim, faz-se necessário programas de assistência social aos desempregados, promovidos pelo Governo Federal, assim como atuou o “New Deal” nos EUA. Ademais, é primordial que o MEC institua programas educacionais e palestras desde os primeiros anos de ensino para se ter adultos mais preocupados com sua saúde mental. A fim de que o artigo previsto na Constituição de 88 passe a ser uma realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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