Diante desse cenário, antes do século atual, a depressão já era uma das doenças mentais mais comuns. A crise de 1929 que ocorreu nos Estados Unidos fez com que muitos empresários se suicidassem. No Brasil hodierno, com a taxa de desemprego elevada, muitos desempregados vêm a cometer tal ato, pois sem assistência governamental e depressão severa, o suicídio passa a ser a solução do indivíduo.
Nesse sentido, o preconceito do brasileiro frente à saúde mental não é algo recente. No livro “O Alienista”, de Machado de Assis, retrata um médico psiquiatra que interna qualquer pessoa de sua cidade, sem justificativas plausíveis, visando o bem-estar comum.
Portanto, é preciso de políticas públicas que mitiguem esse problema no Brasil. Sendo assim, faz-se necessário programas de assistência social aos desempregados, promovidos pelo Governo Federal, assim como atuou o “New Deal” nos EUA. Ademais, é primordial que o MEC institua programas educacionais e palestras desde os primeiros anos de ensino para se ter adultos mais preocupados com sua saúde mental. A fim de que o artigo previsto na Constituição de 88 passe a ser uma realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.