Por Yoshizinn
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#52335
O artigo 6°, da constituição federal de 1988, diz que todos os indivíduos tem direito a educação. Percebe-se que isso não é total direito dos cidadãos, visto que 27% da população brasileira é analfabeta.
Ao examinarem alguns dados sobre a educação, vê-se que o número de analfabetos no Brasil é gigantesco. Segundo o IBGE, existe cerca de 11 milhões de analfabetos no Brasil. A maioria são idosos, que por falta de oportunidades, tiveram que trabalhar enquanto crianças, para não passar fome.
Em segundo plano, vemos que por falta de investimento do próprio estado na educação, acaba que muitos jovens desiste e vão trabalhar ao invés de estudar. O Brasil investe menos de 10% do PIB em educação. Isso ocasiona greves, falta de merenda escolar e falta de investimento. Por isso tantos jovens preferem trabalhar ao invés de estudar, que acaba ocasionando o analfabetismo.
Propõem que o estado venha investir mais na educação, e melhorar a grade escolar deixando-a mais didática para os alunos, como exemplos de clubes nas escolas e as escolhas de matérias que irá cursar. Também, propõem que o estado venha criar uma lei, que todos as crianças venha concluir no mínimo o ensino fundamental, para que não exista tantos analfabetas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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