Primeiramente, é preciso destacar que o aumento gradativo de doenças cancerígenas e alzheimer, é uma causa encoberta do problema. Segundo o filósofo Heráclito, nada é permanente, exceto a mudança. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre alguns hábitos que não devem ser tomados para manter uma boa longevidade e bem estar, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada.
Em segundo plano, oitra causa para a configuração do problema são os seus diretos não assegurados pelos governo, como a previdência social. Segundo o filósofo Arthur Schopenhauer, o maior erro que um homem pode cometer é sacrificar sua saúde a qualquer oitra vantagem. Sob essa lógica, se há um problema social. No que tange à previdência social, observa -se uma incoerência em relação a idade descrita no artigo, pois muitos trabalhadores rurais, por exemplo, não podem assegurar que conseguirão trabalhar até atingir á idade prevista.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o governo ou prefeitura em parceria com postos de saúde, promovam espaços para debates sobre a questão, com a presença de agentes de saúde e especialistas em doenças da idade avançada. Além disso, esses eventos devem ser abertos á comunidade, a fim de que mais pessoas possam compreender a importância de manterem bons hábitos diários, para no futuro não terem complicações mais severas. A partir de ações como estas, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.