Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), desenvolvido pelo Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa, a alfabetização pode ser classificada em quatro categorias: analfabetos, alfabetizados rudimentarmente (analfabetos funcionais), alfabetizados em nível básico e em nível pleno (sendo os dois últimos compreendidos de indivíduos alfabetizados funcionalmente). O Inaf examina as habilidades de leitura, de escrita e de matemática dos brasileiros entre 15 e 64 anos de idade. Em uma pesquisa recente, efetuada em 2018, 29% do povo brasileiro têm dificuldades para interpretar textos e resolver questões simples de matemática que podem advir no dia a dia. Parte do número de analfabetos funcionais procede o abandono escolar em massa dos estudantes, seja por necessidade de trabalhar, escassez de recursos financeiros, gravidez ou, até mesmo, desinteresse.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de investimentos na educação da nação brasileira. Um caminho explícito e essencial é a valorização dos professores. E de acordo com os artigos 23 e 211 do texto constitucional, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios têm de se organizar em regime de colaboração para a oferta da Educação. Destarte, os citados devem incentivar os estudantes à educação e investir na formação de professores que saibam alfabetizar e formar não apenas uma multidão capaz de ler, mas cidadãos qualificados para ler e criticar o que está sendo tratado. E como dizia Francis Bacon “O conhecimento é em si mesmo um poder”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada