Conforme o Art. 5 da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, entretanto, a realidade da população indígena não é essa. O preconceito sofrido por essas pessoas é o maior relatado em esfera nacional, ja que a maioria dos cidadãos que compõem a sociedade estão enraizados com a figura do índio violento que é normalmente retratado nos livros de história.
Desde da chegada dos europeus ao território brasileiro que os povos indígenas lutam por suas terras, essa disputa vem sendo travada até os anos atuais. Segundo dados da Fundação Nacional dos Índios (Funai) apenas 13% do território nacional é pertencente aos índios, percentual que vem diminuindo com o crescimento da pecuária e da produção agrícola, dessa forma, as terras indígenas acabam tornando-se tutela do Estado, fazendo com que os índios passem a viver em pequenas reservas.
Portanto, cabe a FUNAI por meio de anúncios publicitários, mostrar a importância da cultura indígena para a sociedade afim de diminuir de forma significativa o preconceito existente. Ademais o poder judiciário precisa garantir a aprovação e a implantação do Estatuto dos povos indígenas que irá assegurar uma presença maior nos debates políticos para que assim esses cidadãos possam lutar pela demarcação das terras indígenas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.