Em primeiro lugar, cabe abordar as dificuldades dos estudantes brasileiros quanto às disparidades regionais. Dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que a região Norte e Nordeste ficaram abaixo da média brasileira nos níveis de proeficiência em Leitura e Matemática nos anos de 2014 e 2016. Percebe-se, diante do exposto, a ausência de educação eficiente ou escolaridade incompleta nas regiões citadas.
Ademais, outro fator a salientar é o analfabetismo funcional. Segundo dados do Índice de Analfabetismo Funcional de 2018 (INAF), cerca de 13% de brasileiros que já concluíram o ensino médio são analfabetos funcionais, o que evidencia a falha no processo de alfabetização em todo o território nacional.
Torna-se evidente, portanto, o quanto o ensino escasso no país é nocivo ao direito dos brasileiros à uma educação de qualidade. Assim, cabe ao Estado o investimento educacional em todas as regiões do Brasil, priorizando as mais afetadas, como Norte e Nordeste. Outrossim, compete ao MEC a manutenção das medidas já implantadas, como o programa Brasil Alfabetizado. Dessa forma, será possível a elevação da qualidade escolar e a melhoria nos índices de alfabetização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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