Mormente, deve-se destacar a negligência do governo em promover medidas para combater o analfabetismo no brasil. Nesse sentido, A "Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão George Simmel no livro "The Metropolis and Mental Life"- ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio ás situações que ele deveria dar atenção. Sob tal ótica, entende-se que as escolas de rede pública em sua maioria necessitam de reparo, principalmente na parte acadêmica, investindo em livros e materiais de qualidade e também na infraestrutura da escola. Desse modo, espera-se que os problemas sejam solucionados.
Ademais, é importante apontar que a falta de incentivo familiar impulsiona cada vez mais o analfabetismo. Segundo o artigo 205º da constituição federal, é dever da família, estado e sociedade em promover a educação. Diante de tal exposto, principalmente a família, deve incentivar seus filhos a terem o hábito da leitura e escrita ainda quando criança. Desenvolver a escrita através dos cadernos de caligrafia e ler livros digitais e físicos. Logo, acredita-se que o cenário não continue a perdurar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa forma, é imprescindível que o Ministério da Educação organize uma programação por meio de lei, onde as escolas irão fornecer gratuitamente livros de ensino infantil e cadernos de caligrafia para alunos de rede pública - A fim de gerar o costume da leitura e escrita. Além disso, cabe ao Conselho Estatual de Educação (CEE), fiscalizar as escolas estaduais. Assim, torna-se á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.