Por genivievy
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A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6°, o direito a educação para todo cidadão brasileiro. Contudo, tal premissa não vem sendo seguida na prática, quando analisado os dados de analfabetismo no Brasil, resultando, assim, em uma contradição com o direito social garantido pelo documento constitucional. A partir dessa perspectiva, fica nítido a necessidade de uma análise dos fatores que geram os desafios dos processos de alfabetização no país.

Diante desse cenário, é notório a dificuldade de ensino e aprendizado no Brasil, devido a falta de acesso as escolas e a necessidade de trabalho que muitos estudantes possuem já na infância e adolescência. Isso, porque a diferença de classes sociais ainda é pertinente no país, resultando infelizmente em uma grande evasão escolar.

Além disso, o processo de alfabetização no Brasil não se limita a população que não sabe ler e escrever, na verdade, representa também aqueles que conseguem entender e conectar palavras, mas que não possuem conhecimento sobre a língua e não conseguem ter um raciocínio persistente sobre sua fala. Segundo uma pesquisa de 2019 realizada pelo IBGE, o Brasil possui 6,8% de analfabetismo, índice que vem diminuindo mas que não deixa de ser um problema.

Portanto, é de fácil leitura que além da necessidade de uma melhora no sistema de ensino do país, deve-se também otimizar a logística de localização das escolas com um estudo prévio de acesso a mesma. Ademais, é de extrema importância que programas de auxílio de renda continuem e, se possível, melhorem para aqueles de baixa renda, para que possam continuar seus estudos sem distrações. Assim, resultando em adultos alfabetizados e preparados para o mercado de trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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