Inicialmente, podemos entender a desigualdade tecnológica como um dos principais motivadores para a insciência na utilização de dispositivos digitais e consequentemente a exclusão de uma parcela da população. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o acesso a internet é um direito humano, e o bloqueio do seu uso, caracteriza-se violação do artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual assegura a todos os indivíduos o direito à liberdade de expressão e informação. Isso é intensificado devido a carência de políticas públicas, como a descentralização da internet e o acesso a mesma.
Ademais, é importante destacar a falta de oportunidades para a população aprender de fato, a navegar na rede. Segundo o grandioso filósofo Immanuel Kant, a educação tem a nobre esfera de influenciar diretamente na vida do indivíduo. Contudo, a educação para o estado é vista de maneira "criacionista", isto é, uma educação fixa e imutável, que não acompanha o desenvolvimento global, não dando o ênfase necessário para preparar o indivíduo com destino a sociedade contemporânea,tal como a internet e tecnologias.
Portanto, o entrave na acessibilidade a internet, resulta em lacunas de aprendizado, aumentando o analfabetismo e exclusão digital. Dessa forma para combater a problemática, urge que o Ministério da Ciência e Tecnologia, concomitantemente ao Ministério da Educação, com auxílios de municípios e escolas, promovam a implementação de postos com computadores e internet, principalmente em áreas periféricas e campestres, e a criação de matérias que aborde a informática e tecnologias, em todas as escalas de ensino, dentre eles o EJA (educação de jovens e adultos), além de aumentar a oferta de cursos gratuítos sobre a proposição, com a finalidade de nivelar a educação digital, fomentando o progresso da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada