Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52196
@jherodrigues.

Obrigado pela pontuação. Ficaria ainda mais grato se você puder fazer alguns comentários.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52873
Poxa, depois desse tempo todo, não teve correção :(
Eu não entrei aqui no app, nem corrigi porque estava infinitamente ocupada com o fim de semestre da minha faculdade.
Estou conferindo minhas notificações acumuladas; vou ver sua redação agora, ok?

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52874
No filme "Wall-E" é retratado um futuro no qual o mundo está inabitável, com grande acúmulo de lixo e destruição ambiental. Fora da ficção, no Brasil, é possível ver os danos ambientais gerados pela obsolescência programada. Esse problema tem como principais fatores a busca abusiva de indústrias pelo lucro e falta de uma legislação efetiva acerca do assunto. Tese ok.

Em primeiro lugar, é importante destacar a busca abusiva de muitas indústrias pelo lucro, que pode acarretar em danos ao meio ambiente. Como visto no documentário "Comprar, jogar fora, comprar", de Cosima Dannoritzer (quem é? escritora, cineasta, ambientalista... tem que ter uma palavra como essa), fabricantes de lâmpadas reduziram propositalmente o tempo de vida útil das mesmas a fim de aumentarem o lucro. Tais práticas ocorrem em várias indústrias, gerando cada vez mais resíduos, mais lixo. Assim, é evidente os danos que tais atos trazem, uma vez que a produção excessiva de lixo traz severas consequências ao meio ambiente. Show, bem estruturado: Ideia, comprovação e indignação.

Ademais, a falta de uma legislação efetiva reguladora da produção industrial é danosa. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o maior dos escândalos é que nos habituamos a eles. Desse modo, grande parte da população e o governo demonstram despreocupação com os graves danos ambientais geradas pela produção industrial. Assim, torna-se mais difícil a elaboração e implementação de leis que regulem a produção industrial, permitindo o agravamento do processo de degradação ambiental.

Portanto, medidas devem ser tomadas para conter os abusos de industrias e amenizar os danos ambientais por elas gerados. Desse modo, o Ministério do Meio Ambiente (Agente), juntamente com o Ministério da Fazenda (cuidado com essas parcerias. O ministério da fazenda é parte do governo federal, então, é como se você dissesse que o governo vai ajudar ele mesmo. Eu usava essa estrutura também, mas mudei o "juntamente" por um "representado por ministério tal"), deve estabelecer medidas e normas para regular a produção de indústrias (Ação), de modo a impedir abusos sem tirar o lucro das indústrias (detalhamento? não tenho certeza, mas acho que pode ser considerado), por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados (Meio/Modo). Espera-se com essa medida, conter os efeitos da obsolescência programada sobre o meio ambiente e evitar um futuro similar ao do filme "Wall-E" (Objetivo).

Bom texto! Para chegar no mil, eu só recomendo desenvolver mais os parágrafos. Utilize bem os espaços e reduza a caligrafia. Sua redação teve cerca de 2000 caracteres, mas as redações nota mil sempre tem mais que 2500 caracteres.

No geral, sua redação está muito bem encaminhada :D

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54001
@AhNaoAna,

Obrigado pela correção. Entendo seus motivos.
Desculpe por não ter agradecido antes. Não tinha visto a notificação.

Abraços.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por ellendias
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71686
Oiiii! @LeighTeabing, tudo bem?
Vou tentar te ajudar, na medida do possível, blz?! Também estou aprendendo :)

Introdução

No filme "Wall-E" é retratado um futuro no qual o mundo está inabitável, com grande acúmulo de lixo e destruição ambiental. Fora da ficção, no Brasil, é possível ver os danos ambientais gerados pela obsolescência programada. Esse problema tem como principais fatores a busca abusiva de indústrias pelo lucro e falta de uma legislação efetiva acerca do assunto.

- Gostei bastante da escolha do repertório, no entanto, acho que a forma que você o introduziu não foi a mais adequada. Então, vamos lá, irei explicar:
Quando eu leio o primeiro período, parte que você descreve o filme "Wall-E", eu percebo que ele não tem relação direta com a obsolescência programada, já que ela fala apenas sobre um acúmulo de lixo e destruição ambiental (que pode não vir de uma obsolescência programada). Então, quando eu parto para o período que você apresenta o tema, parece que há uma relação forçada e implícita, saca?
Solução: apresente que a distopia do filme pode virar uma realidade, devido à obsolescência programada, ou que o filme, implicitamente, mostrava que esses danos ambientais ocorriam por causa da obsolescência programada.



Desenvolvimento 1

Em primeiro lugar, é importante destacar a busca abusiva de muitas indústrias pelo lucro, que pode acarretar em danos ao meio ambiente. Como visto no documentário "Comprar, jogar fora, comprar", de Cosima Dannoritzer, fabricantes de lâmpadas reduziram propositalmente o tempo de vida útil das mesmas a fim de aumentarem o lucro. Tais práticas ocorrem em várias indústrias, gerando cada vez mais resíduos, mais lixo. Assim, é evidente os danos que tais atos trazem, uma vez que a produção excessiva de lixo traz severas consequências ao meio ambiente.

- (em azul) Busque não repetir os mesmos termos na hora de fazer o tópico frasal. Uma possível opção: mentalidade lucrativista das empresas/fábricas/mercado industrial.
- Verbo "acarretar" não exige preposição, portanto, aquele "em" marcado em negrito poderia ser retirado.
- Isso aqui é mais detalhe: aumente sua argumentação e invista progressões textuais bem detalhadas, isso enriquece bastante o texto! :)



Desenvolvimento 2

Ademais, a falta de uma legislação efetiva reguladora da produção industrial é danosa. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o maior dos escândalos é que nos habituamos a eles. Desse modo, grande parte da população e o governo demonstram despreocupação com os graves danos ambientais geradas pela produção industrial. Assim, torna-se mais difícil a elaboração e implementação de leis que regulem a produção industrial, permitindo o agravamento do processo de degradação ambiental.

- Mesma coisa do D1, evite usar os mesmos termos. Sujestão: leis ineficazes acerca do processo de obsolescência.
- Colocar aspas na citação da Simone de Beauvoir.
- Sobre o repertório aqui, irei comentar a mesma coisa que o de introdução. Procure deixar a ligação entre o repertório e o que irá vir depois mais clara. A frase da Simone de Beauvoir fala sobre a habitualidade da sociedade a um determinado problema, o que ficou um pouco implícito na hora da argumentação.
Sugestão: apresente que a despreocupação social e governamental advém de uma habitualidade com a questão. Isso dará mais produtividade ao repertório.
- Cuidado com a repetição de conectivos!



Conclusão

Portanto, medidas devem ser tomadas para conter os abusos de industrias e amenizar os danos ambientais por elas gerados. Desse modo, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério da Economia, deve estabelecer medidas e normas para regular a produção de indústrias, de modo a impedir abusos sem tirar o lucro das indústrias, por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados. Espera-se com essa medida, conter os efeitos da obsolescência programada sobre o meio ambiente e evitar um futuro similar ao do filme "Wall-E".

- Senti falta de uma menção à obsolescência programada no período marcado em vermelho.
- Todos os elementos estão presentes, só acho que faltou detalhar mais a proposta. Uma opção seria detalhar como seria esse projeto de lei enviado à Câmara.



No geral, o texto ficou sim bem feito, só precisa de uns pequenos ajustes. Senti falta de menções ao tema ao decorrer do texto - principalmente no D2 e na conclusão.
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72021
ellendias escreveu:Oiiii! @LeighTeabing, tudo bem?
Vou tentar te ajudar, na medida do possível, blz?! Também estou aprendendo :)

Introdução

No filme "Wall-E" é retratado um futuro no qual o mundo está inabitável, com grande acúmulo de lixo e destruição ambiental. Fora da ficção, no Brasil, é possível ver os danos ambientais gerados pela obsolescência programada. Esse problema tem como principais fatores a busca abusiva de indústrias pelo lucro e falta de uma legislação efetiva acerca do assunto.

- Gostei bastante da escolha do repertório, no entanto, acho que a forma que você o introduziu não foi a mais adequada. Então, vamos lá, irei explicar:
Quando eu leio o primeiro período, parte que você descreve o filme "Wall-E", eu percebo que ele não tem relação direta com a obsolescência programada, já que ela fala apenas sobre um acúmulo de lixo e destruição ambiental (que pode não vir de uma obsolescência programada). Então, quando eu parto para o período que você apresenta o tema, parece que há uma relação forçada e implícita, saca?
Solução: apresente que a distopia do filme pode virar uma realidade, devido à obsolescência programada, ou que o filme, implicitamente, mostrava que esses danos ambientais ocorriam por causa da obsolescência programada.



Desenvolvimento 1

Em primeiro lugar, é importante destacar a busca abusiva de muitas indústrias pelo lucro, que pode acarretar em danos ao meio ambiente. Como visto no documentário "Comprar, jogar fora, comprar", de Cosima Dannoritzer, fabricantes de lâmpadas reduziram propositalmente o tempo de vida útil das mesmas a fim de aumentarem o lucro. Tais práticas ocorrem em várias indústrias, gerando cada vez mais resíduos, mais lixo. Assim, é evidente os danos que tais atos trazem, uma vez que a produção excessiva de lixo traz severas consequências ao meio ambiente.

- (em azul) Busque não repetir os mesmos termos na hora de fazer o tópico frasal. Uma possível opção: mentalidade lucrativista das empresas/fábricas/mercado industrial.
- Verbo "acarretar" não exige preposição, portanto, aquele "em" marcado em negrito poderia ser retirado.
- Isso aqui é mais detalhe: aumente sua argumentação e invista progressões textuais bem detalhadas, isso enriquece bastante o texto! :)



Desenvolvimento 2

Ademais, a falta de uma legislação efetiva reguladora da produção industrial é danosa. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o maior dos escândalos é que nos habituamos a eles. Desse modo, grande parte da população e o governo demonstram despreocupação com os graves danos ambientais geradas pela produção industrial. Assim, torna-se mais difícil a elaboração e implementação de leis que regulem a produção industrial, permitindo o agravamento do processo de degradação ambiental.

- Mesma coisa do D1, evite usar os mesmos termos. Sujestão: leis ineficazes acerca do processo de obsolescência.
- Colocar aspas na citação da Simone de Beauvoir.
- Sobre o repertório aqui, irei comentar a mesma coisa que o de introdução. Procure deixar a ligação entre o repertório e o que irá vir depois mais clara. A frase da Simone de Beauvoir fala sobre a habitualidade da sociedade a um determinado problema, o que ficou um pouco implícito na hora da argumentação.
Sugestão: apresente que a despreocupação social e governamental advém de uma habitualidade com a questão. Isso dará mais produtividade ao repertório.
- Cuidado com a repetição de conectivos!



Conclusão

Portanto, medidas devem ser tomadas para conter os abusos de industrias e amenizar os danos ambientais por elas gerados. Desse modo, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério da Economia, deve estabelecer medidas e normas para regular a produção de indústrias, de modo a impedir abusos sem tirar o lucro das indústrias, por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados. Espera-se com essa medida, conter os efeitos da obsolescência programada sobre o meio ambiente e evitar um futuro similar ao do filme "Wall-E".

- Senti falta de uma menção à obsolescência programada no período marcado em vermelho.
- Todos os elementos estão presentes, só acho que faltou detalhar mais a proposta. Uma opção seria detalhar como seria esse projeto de lei enviado à Câmara.



No geral, o texto ficou sim bem feito, só precisa de uns pequenos ajustes. Senti falta de menções ao tema ao decorrer do texto - principalmente no D2 e na conclusão.

@ellendias, não esperava receber outra correção nesse texto rsrs. Obrigado. Ando meio ocupado, mas irei dar uma olhada na redação em que você me marcou.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
95 Exibições
por Banpadam
Os perigos da obsolescência programada
por rebeccafroio    - In: Outros temas
0 Respostas 
68 Exibições
por rebeccafroio
Os perigos da obsolescência programada
por ThaysC    - In: Outros temas
0 Respostas 
88 Exibições
por ThaysC
2 Respostas 
509 Exibições
por Maabyyy
A importância de debater sobre o meio ambiente
por Bay    - In: Outros temas
0 Respostas 
77 Exibições
por Bay
Ganância humana sobre o Meio ambiente
por luizaafz4    - In: Outros temas
0 Respostas 
75 Exibições
por luizaafz4
0 Respostas 
75 Exibições
por Gus7
0 Respostas 
132 Exibições
por joao3838
0 Respostas 
218 Exibições
por LailaEvelyn
0 Respostas 
79 Exibições
por Biamonteiro
Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

A série brasileira "bom dia,Ver&oc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM