Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente no problema. Segundo Émile Durkheim a sociedade séria mais beneficiada pelo processo educativo, isso mostra que muitos temas devem ser debatidos para que a estrutura pode ser mantida. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a falta de saneamento, o que contribui com o aumento de doenças como a dengue, zika, leptospirose, tornando sua resolução ainda mais dificultada.
Em segundo plano outra causa para a configuração do problema é uma base educacional falha. De acordo com o Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há algum problema social, há como uma omissão educacional. No que tange à essas condições, verifica-se uma forte influencia dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para sala de aula.
Em vista disso, uma comunicação e convívio faz-se diferença. Portanto é preciso que as escolas proporcionem espaços para conversação e interação com alunos e professores em pós horário, para que se debata essas questões, tais como eventos para trazer especialistas na área e aproximar os pais para o ambiente escolar. Além disso esses eventos devem ser aberto para a comunidade a fim de que mais pessoas saibam da importância do saneamento no seu bairro e se tornar cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.