Por luhbelin
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52089
A Constituição Federal, de 1988, prevê a todo cidadão o direito à bem-estar social, lazer e educação. No Brasil atual, entretanto, a falta de mobilização do Governo, diante da evasão escolar, permitiu que jovens e adultos perdessem o interesse pela alfabetização. Nesse sentido, convém analisar as causas, consequências e possível solução do analfabetismo na sociedade brasileira.
É fundamental pontuar de inicio, que a evasão escolar e a falta de infraestrutura são causas agravantes do analfabetismo. Nesse sentido, o IBGE registrou que 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos não tinham terminado alguma das etapas da educação básica. Dessa forma é inadmissível que tais fatores continuem contribuindo na formação de um problema social com dimensões cada vez maiores.
É imprescindível pontuar, também, que são consequências da dificuldade do analfabetismo, principalmente, exclusão social e a falta de capacitação profissional. isso ocorre devido a grande desigualdade social. referencia disso pode ser encontrada no site do Jornal Nacional, que registrou no índice de analfabetos que a grande maioria são pessoas pretas e pardas. isso ocorre devido a necessidade de trabalhar e a falta de interesse. segundo Paulo Freire, as pessoas amam aquilo que se aprende.
Portanto, para que as prescrições constitucionais não sejam apenas teóricas , mas se tornem medidas praticas, é necessária uma ação mais organizada. Assim, o Governo Federal junto da mídia deve promover projetos sociais e programas que incentivem adultos a ler e escrever e que jovens tenham continuo interesse pela educação. Espera-se, com isso, diminuir o numero de analfabetos e aumentar o nível da educação brasileira
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Analfabetismo funcional na sociedade brasileira
por Rycar33    - In: Outros temas
0 Respostas 
55 Exibições
por Rycar33
0 Respostas 
124 Exibições
por AlineA
0 Respostas 
97 Exibições
por isabelimota
0 Respostas 
97 Exibições
por 0573764
1 Respostas 
1080 Exibições
por hgdgc
2 Respostas 
147 Exibições
por EniAlves
Combate à depressão na sociedade brasileira
por analuiszx    - In: Outros temas
0 Respostas 
98 Exibições
por analuiszx
0 Respostas 
249 Exibições
por Moon199
0 Respostas 
184 Exibições
por MillyAraujo
0 Respostas 
91 Exibições
por Kayk2023

Algum de vcs corrige e fala os erros pfvr @EuDav[…]

A emergência da crise climática &eacu[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM