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Por chrisazevedo
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A realidade do mundo contemporâneo, em meio ao excesso de informações, exige desde a infância o hábito de leitura para construir uma visão de mundo ampliada, senso crítico e o exercício da cidadania. Para isso, é importante a prática de ler para as crianças, também conhecida como literatura familiar, a qual trabalha o desenvolvimento afetivo e cognitivo infantil. Contudo, no Brasil, ela não é recorrente, por isso, recentemente, o atual governo lançou o projeto “Conta pra mim”, que deseja popularizar a literacia familiar. No entanto, poderá ser pouco efetivo, devido a persistência do analfabetismo funcional no país que contribui também para falta do hábito de leitura dos brasileiros. Sendo assim, é necessário entender essas duas problemáticas.

Em primeiro plano, o analfabetismo funcional é um grande desestimulante da literacia familiar. Isso começa já no período escolar, o documentário “Pro dia nascer feliz” por exemplo, expõe a disparidade das escolas privadas e públicas no Brasil, em que os alunos de ensino público se deparam com uma escola sucateada e com pedagogia de “ensino bancário”, termo criado pelo pedagogo Paulo Freire, que segundo ele, não desenvolve o senso crítico e reflexivo dos estudantes. Desse modo, uma escola disfuncional, aumenta o número de analfabetos funcionais, os quais concluem o ensino básico ainda com dificuldades cognitivas, o que impede assim, a leitura de modo fluente e, portanto, podem torná-los incapazes também de criar o costume da literacia no futuro.

Em segundo plano, a falta de hábito de leitura do brasileiro dificulta a literacia, devido à continuidade de um legado histórico que se deu a partir da colonização e a transferência da cultura europeia. Pois, enquanto a burguesia se ocupava com a leitura, a maioria da população estava sujeita ao trabalho árduo diário. Embora exista uma distância temporal, o hábito de leitura permaneceu, sobretudo, na classe média-alta brasileira, em contrapartida, muitas famílias têm dificuldade de dar importância para leitura, já que precisam se preocupar em garantir sustento básico. Desse modo, ajuda governamental é essencial para que percebam a importância de ler, ainda que em meio a dificuldade, visto que é através dela que se garante a cidadania e se pode transformar a realidade vivida.

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para melhorar o ensino e ampliar os leitores em busca de efetivar a literacia familiar. Diante disso, o Governo Federal deve priorizar as pautas educativas, através de mais investimentos e melhorias pedagógicas nas escolas com baixo desempenho, visando assim acelerar uma mudança estrutural do ensino público nacional. Inclusive, o Ministério da Educação deve estimular o hábito da leitura entre jovens e adultos numa proposta de campanha “Ler é Transformar”, em conjunto do projeto “Conta para mim”. Divulgando-a por meio das principais mídias televisivas e redes sociais, abordando o potencial da leitura para cidadania e futuro das crianças. A partir disso, será possível, contribuir com mais leitores individuais e, consequentemente, na prática de literacia familiar no cotidiano dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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