Por Vith
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A Constituição Federal de 1988 - documento de maior importância jurídica do país -, prevê em seu artigo 6° a educação como direito inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a evasão escolar. Nesse aspecto, não só a precária infraestrutura, mas também a desigualdade socioeconômica são fatores que contribuem com a problemática no Brasil.

Em uma primeira análise, cabe ressaltar a ausência de medidas governamentais no combate à evasão escolar no país. Desse modo, destaca-se a infraestrutura deficitária presente no sistema de ensino público, que, muitas vezes, causa o desinteresse do aluno em prosseguir com a sua jornada escolar até o fim, de forma que, se eleva o número de adultos desprovidos de conhecimentos científicos básicos e também o índice de analfabetismo nacional.

Ademais, é lícito apontar a desigualdade econômica como impulsionadora do êxodo escolar. Nesse sentido, para o filosofo contratualista John Locke, a desigualdade social é uma quebra do "contrato social" por parte Estado com a população, uma vez que falha em oferecer o direito básico de igualdade. Paralelamente, por conta da baixa renda, muitos jovens se veem na necessidade de largar os estudos para trabalharem para contribuir com a renda da casa.

Portanto, medidas são necessárias para combater esse quadro problemático. Para aumentar as taxas de formação, o Governo Federal deve criar, por meio de verbas governamentais, um programa chamado "INCLUSÃO ESCOLAR", que visará a compra de materiais escolares para alunos carentes, além de aumentar o investimento em infraestrutura em escolas localizadas em pontos periféricos das cidades. Somente assim, o Estado cumprirá o "contrato social", tal como afirma John Locke.

@jherodrigues

Se tiver como corrigir pra mim eu agradeço imensamente <3
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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