Em uma primeira análise,deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse desprestígio. Nesse sentido, o mau hábito a leitura inibe a criatividade e a formação de indivíduos críticos. Segundo o filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é nítido no país.
Ademais, é fundamental apontar a inibição da formação de indivíduos críticos, como impulsionador do desprestígio à leitura, já que muitas pessoas não tem acesso a leitura no Brasil. Segundo Imannuel Kant "O homem é aquilo que a educação faz dele". Diante de tal exposto,fatores como a péssima comunicação, tornando, assim, uma sociedade alienada, faz com que prejudique o desenvolvimento da nação. Logo, é inadimissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para estimular o hábito de ler, a escola deve promover uma roda de leitura, discursão de obras e, ainda explorar os temas para apresentação de filmes e peças teatrais. Ademais, a mídia pode atuar com a informação em algumas redes de TV, que apresenta minisséries baseadas em livros e, junto a função apelativa, faz o público repensar alguns emblemas como a igualdade de direitos. Assim, a leitura será valorizada e, consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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