Por VivianeMaria
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#51992
A desigualdade entre as camadas sociais está presente no contexto brasileiro desde o seu descobrimento. A exploração dos escravos no período colonial e a situação de pobreza extrema presente tanto nas grandes cidades quanto no interior são exemplos, um histórico e outro atual, que explicitam o fato de que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, cenário que precisa ser mudado.
Segundo uma matéria do jornal "O Globo", o Brasil é o décimo país desigual do planeta. Essa situação é gerada e agravada pela má distribuição de renda e pela baixa oferta de empregos à população que afeta, além da quantidade de vida do cidadão, a situação econômica do país, que remedia a problemática através de políticas assistenciais que não se mostram eficazes contra a disparidade econômica nacional.
Além disso, a má gestão de impostos e a não aplicação de dinheiro público em medidas que diminuíram eficazmente a desigualdade social e auxiliariam a economia, como o incentivo ao microempreendedorismo e a reforma agrária, agrava o cenário. Isso faz com que recursos importantes sejam desperdiçados com ações fúteis do governo que acabam servindo como plano de fundo para atos corruptos.
Portanto, para que haja uma eficaz redução da desigualdade social no Brasil, deve-se repensar e aumentar os investimentos nessa área, através de uma campo maior incentivo ao empreendedor e à reforma no campo, gerando, consequentemente, empregos e a diminuição efetiva na disparidade social. Ademais, é necessário aprimorar a quantidade da educação pública, além de ampliar o acesso à mesma, para que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades, visando tornar a sociedade mais igual e, principalmente, mais justa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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