Em primeiro lugar, sabe-se que a ausência de veículos públicos eficientes é a principal causa desse sistema falho, já que a maioria da população utiliza individualmente o próprio automóvel na busca de mais conforto e agilidade. Além disso, a falta de investimento governamental nos meios de transportes mais sustentáveis, como a bicicleta e o patinete, também interfere, lamentavelmente, no aumento da frota de veículos poluentes no meio urbano.
Ademais, consequentemente, o fluxo de carros se torna cada vez maior e mais degradante, com a intensificação da poluição sonora, atmosférica e também das doenças respiratórias provocadas pela fumaça, como o câncer de pulmão e a asma. Assim, reafirmando a frase “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las” do filósofo Francis Bacon, o desafio da mobilidade urbana deve ser solucionado o quanto antes, para que tais problemas não interfiram na harmonia social.
Infere-se, portanto, que o planejamento urbano é de extrema importância na situação atual do Brasil. A partir disso, é necessário que o Ministério dos Transportes, órgão responsável pela formulação e política dos veículos no país, crie projetos de desenvolvimento e de mobilidade nas cidades, por meio de melhorias na infraestrutura e no horário de funcionamento dos ônibus e metrôs dos bairros. Outrossim, que invista e divulgue maneiras ambientalmente éticas, com mais disponibilidade de bicicletas e patinetes públicos. Dessa forma, o trânsito, provavelmente, seria reduzido e a mobilidade urbana seria realmente eficaz.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada