Primeiramente, é possível enxergar exemplos históricos onde a desinformação foi usada para sustentar e insurgir movimentos nefastos. Por exemplo, os grupos supremacistas na década de 80 nos EUA, como a Ku Klux Klan, que baseavam suas teses racistas em falsos dados científicos, além dos movimentos anti-vacina surgidos durante a fatal pandemia da gripe espanhola. Decerto, portanto, que informações falsas, sem controle de propagação têm capacidade de criarem "vírus" letais, como a ameaça do ressurgimento dos grupos anti-vacina na recente pandemia do Corona Vírus.
Ademais, é visto que as redes sociais, afim de se isentarem de problemas, encarregam as responsabilidades de verificação dos conteúdos compartilhados para os usuários, o que torna possível a propagação de conteúdos ilegítimos. Segundo o ganhador do Prêmio Nobel de economia F. A. Hayek, as liberdades e responsabilidades são características inseparáveis. Seguindo esse pensamento, é visto como boa parte dos usuários não possuem a responsabilidade necessária para ter a liberdade de compartilhar conteúdos. Visto que, permitindo, sem restrição, qualquer pessoa de compartilhar as postagens que desejar, torna possível o compartilhamento de dados seriamente deturpados, uma vez que os usuários não têm o ímpeto de verificar o que leem. Portanto, necessitando de medidas para desenvolver tais responsabilidades.
Por conseguinte, faz-se necessário que o governo crie medidas que deverão exigir ações das empresas mantenedoras de redes sociais, por meio da criação de multas pesadas caso seja detectado uma divulgação massiva de notícias ilegítimas. Cabendo assim às empresas decidirem os melhores meios para evitar a propagação de mentiras e exigir maior responsabilidade dos usuários, delimitando regras de compartilhamento e manutenção de contas e punindo seus descumpridores. Por exemplo, as regras das mesmas empresas, que proíbem o compartilhamento de conteúdos pornográficos. Desse modo, os usuários tratarão conteúdos falaciosos como irregularidades, criando uma cultura de verificação de fatos antes de aceitarem qualquer manchete como verdade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.