Primeiramente, é preciso salientar que a falta de inclusão de pessoas surdas na sociedade, é uma causa latente do problema. Desde a antiguidade, os surdos não tinham vez, eram discriminados e desrespeitados, sendo assim é apenas no governo de Dom Predo II, que se cria escolas especiais para surdos, incluindo-os na sociedade. Porém na Brasil atual essa formação de surdos é desqualificada e quase ausente, uma vez não recebem o auxilio de alguém especializado em libras, tornando assim um Brasil de desigualdade e sem interação dos mesmos na comunidade.
Em segundo plano, outra causa que configura o problema é a lacuna educacional brasileira. Segundo o filosofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Dessa forma, se há um problema social, há uma lacuna na base educacional. No que tange os desafios enfrentados na formação de surdos no Brasil, a falta de um ensino de qualidade, faz com que sejam excluídos da sociedade, muitas vezes até conseguem uma formação, mas a dificuldade de ingressar em um trabalho é enorme, pela falta de conhecimento das pessoas que os contratam. Sendo assim, a escola não cumpre seu papel na formação de surdos e na conscientização da classe comum em como agir com os mesmos.
Portanto, cabe ao ministério da educação, que é responsável pela educação dos brasileiros, prover eventos nas escolas, por meio de palestras e aulas especificas do assunto, a fim de ensinar alunos como agir com deficientes auditivos. Tais eventos devem ser aberto ao público, para que mais pessoas se conscientizem no assunto. Cabe também ao Governo, contratar mais professores com currículo especializado em pessoas especiais, como professores quem saibam libras e que possam acompanhar os alunos nas aulas. Desse modo, amplia a interação de pessoas com problemas de audição e a comunidade em geral, tornando assim um Brasil mais igualitário e sem preconceitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.