Primeiramente, é lícito postular a ausência de medidas governamentais para combater a falta de políticas públicas para melhorar os índices de analfabetização no Brasil. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em um sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado, entretanto isso não ocorre no Brasil, por causa da baixa operação das autoridades. Nessa perspectiva, a alfabetização e indispensável para tornar a sociedade pensante, a falta de políticas públicas e leis precisam ser atualizadas, por serem legislações antigas, atualmente não atendem a demanda da educação atual.
Ademais, o descrédito da sociedade também é um promotor desse problema. De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem mais de 12 milhões de analfabetos, por conta que muitas pessoas ainda elegem outras prioridades em suas vidas deixando a sua alfabetização em segundo plano. Sob esse viés, muitos não tem condições e precisam trabalhar para garantir sua sobrevivência, isso contribui para o abandono escolar e a evasão.
Portanto, é essencial que a atuação estatal e social para tais obstáculos sejam resolvidos. Assim, os desafios para a educação podem ser superados, é preciso que o Ministério da Educação destine mais porcentagens de verbas para a construção de mais escolas, dando mais atenção a lugares de difícil acesso, como interiores e comunidades ribeirinhas, a fim de proporcionar uma educação ao maior número de pessoas possíveis. Além disso, as mídias deveriam investir mais neste tema, mostrando a importância do ensino e professores. Feito isso, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.