Por vivisiqueira
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Literacia familiar: pais negligenciados?
"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", atráves deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, é perceptível que a sociedade ao longo de sua caminhada tem enfrentado desafios em seu desenvolvimento atráves da literacia familiar, vemos pelas dificuldades que os pais tem encarado, também com as novas tecnologias.
Hodiernamente, é comum se pensar que a responsabilidade educacional infantil está somente nas escolas, e trazendo esse essa linha como justificativa os pais vem se acomodando e se tornando cada vez mais negligenciados; é uma corresponsabilidade para com as crianças. O estimulo de ler, falar, ouvir, e escrever precisa sim começar em casa.
Sob esse viés, as novas tecnologias chegaram com intenção de ajudar, porém, não é o que temos visto. As crianças ao invés de serem estimuladas ao estudo, são acomodadas aos aparelhos eletrônicos com jogos e outras atividades.
Atráves dessas adversidades, é visível que há uma pedra a ser removida do caminho para um melhor progresso. O governo federal poderá agir a prol da problemática com criação de programas com incentivo ao estudo, como o Conta Para Mim, que foi criado justamente com esse intuito. Assim, a família poderá se apoiar no programa e ajudar na responsabilidade educacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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