Por Lauramacena
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De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é direito de todos os cidadãos, sem qualquer distinção, o bem estar social. Contudo, o cenário vivenciado pelo tabagismo no Brasil impede que isso aconteça devido não só à dificuldade de superação daqueles que realizam essa prática, mas também à mídia servindo como incentivadora dessa situação. Nesse sentido, evidência-se a necessidade de serem tomadas atitudes das autoridades para reverter essa problemática.
Em primeira análise, no Brasil 10% da população é fumante e estima-se que 100 mil sejam adolescentes. Entretanto, boa parte dessas pessoas associa o cigarro um hábito diário e quanto mais exerce esse comportamento, mais agrega em sua rotina diária e por isso que acaba ficando dependente dessa droga e tem dificuldade de deixar essa prática.
Além disso, a forma como a mídia aborda o cigarro em novelas, filmes e séries, colocando-o como holofote e esses meios de comunicação tem o poder de incentivo no hábito de fumar, principalmente entre os jovens.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para diminuir o consumo do tabagismo.
O Ministério da Saúde deve promover projeto sociais, por meio de palestras e rodas de conversas com pais e alunos, com depoimentos e imagens de pessoas com essa dependência, afim de conscientizar sobre essa prática e assim tornar os jovens menos suscetível às estratégias da indústria tabagista.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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