Por Thiagooli
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#51837
A constituição federal de 1988, documento jurídico de grande importância do País, prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a saúde mental do adolescente, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a ausência desse direito. Nesse sentido, torna-se necessário que esse tema seja melhor debatido e que todos tomem conhecimento deste. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que a saúde mental do adolescente vem apresentado índices preocupantes nós últimos anos. Como fato impulsionador, a pandemia do coronavírus no Brasil teve um agravamento destes indices diante dos efeitos do isolamento social e do atípico ano letivo. Diante de tal exposto, esses jovens precisam de uma atenção maior e um acompanhamento especializado. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio de campanhas voltadas aos adolescentes desenvolvimento meios e trabalhando esse tema, obtenha uma diminuição desses elevados índices. Por fim, as mídias devem desempenhar um papel de grande relevância, desenvolvendo formas para que as informações cheguem a todos adolescentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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