Nesse contexto, deve-se salientar que a superlotação em salas é um entrave nas instituições públicas, dificultando o ensino. Segundo o Comissário de Educação, Cultura e Esporte, o número máximo permitido em sala é em média 25 alunos por professor. Contudo, essa não é a realidade, sobretudo em escolas públicas. Posto que o pouco tempo e espaço acabam gerando desgaste físico e psicológico do professor na tentativa de atender à demanda de estudantes, estes, muitas das vezes, não têm aproveitamento direto do ensino. Desse modo, são necessárias medidas que possam derrubar esssa barreira.
Ademais, a falta de participação familiar durante o processo escolar afeta o estímulo do aluno. Uma vez que é prioridade o apoio como também, a ajuda dos responsáveis no processo de alfabetização. Conforme o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não muda nada, sem ela tampouco a sociedade muda. Nessa perspectiva, para a construção de um indivíduo, é preciso estabelecer uma ponte entre a instituição escolar e familiares para criação de um impulso que leve o aluno a ter interesse no aprendizado.
Por fim, caminhos devem ser elucidados para resolver esse impasse, levando-se em conta as questões abordadas. Sendo assim, cabe ao Conselho Estadual da Educação- órgão responsável pela educação estadual- elaborar um plano que estimule a importância da Alfabetização para construção de um indivíduo, com ações de projetos educacionais e inclusivos. Isso pode ser feito por meio de uma associação com escolas, pais e professores. Sendo possível ainda, realizações periódicas de eventos nas redes sociais, para engajar um maior público e garantindo uma maior visibilidade do projeto em ação, mediados pela gestão escolar. Dessa forma, a elevação de mais pontes educacionais no tecido social não será impossível, reconhecendo, desde cedo, a importância da Alfabetização para construção social do indivíduo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.