Por Surtando
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#51644
"Construímos muitos muitos e poucas pontes". Essa afirmação do cientista inglês Isaac Newton pode ser relacionada na alfabetização para construção social de um indivíduo, já que essa problemática é marcada na sociedade por concentrar a construção de barreiras sociais e a escassez de medidas para sua erradicação. Assim, torna-se claro que esse fenômeno tem origem no descaso do Estado. Desse modo, atuam agravando o quadro central não só a superlotação de salas como também, a falta de participação familiar.
Nesse contexto, deve-se salientar que a superlotação em salas é um entrave nas instituições públicas, dificultando o ensino. Segundo o Comissário de Educação, Cultura e Esporte, o número máximo permitido em sala é em média 25 alunos por professor. Contudo, essa não é a realidade, sobretudo em escolas públicas. Posto que o pouco tempo e espaço acabam gerando desgaste físico e psicológico do professor na tentativa de atender à demanda de estudantes, estes, muitas das vezes, não têm aproveitamento direto do ensino. Desse modo, são necessárias medidas que possam derrubar esssa barreira.
Ademais, a falta de participação familiar durante o processo escolar afeta o estímulo do aluno. Uma vez que é prioridade o apoio como também, a ajuda dos responsáveis no processo de alfabetização. Conforme o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não muda nada, sem ela tampouco a sociedade muda. Nessa perspectiva, para a construção de um indivíduo, é preciso estabelecer uma ponte entre a instituição escolar e familiares para criação de um impulso que leve o aluno a ter interesse no aprendizado.
Por fim, caminhos devem ser elucidados para resolver esse impasse, levando-se em conta as questões abordadas. Sendo assim, cabe ao Conselho Estadual da Educação- órgão responsável pela educação estadual- elaborar um plano que estimule a importância da Alfabetização para construção de um indivíduo, com ações de projetos educacionais e inclusivos. Isso pode ser feito por meio de uma associação com escolas, pais e professores. Sendo possível ainda, realizações periódicas de eventos nas redes sociais, para engajar um maior público e garantindo uma maior visibilidade do projeto em ação, mediados pela gestão escolar. Dessa forma, a elevação de mais pontes educacionais no tecido social não será impossível, reconhecendo, desde cedo, a importância da Alfabetização para construção social do indivíduo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Surtando
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#51649
a frase do Isaac "construímos muitos muros e poucas pontes"
o erro aconteceu na hora de passar para o celular
0
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Por AnnaJuliaJu
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#51709
Oi! E lá vou eu ;)
Achei excelente a argumentação!
Isso de passar a limpo é chato mesmo, ainda mais no celular :mrgreen:, e sempre na hora da prova tenha cuidado ;) . O "esssa" também parece um erro ao digitar, mas já que você não falou nada vou contar ele

"Construímos muitos muros e poucas pontes". Essa afirmação do cientista inglês Isaac Newton pode ser relacionada na alfabetização para construção social de um indivíduo, já que essa problemática é marcada na sociedade por concentrar a construção de barreiras sociais e a escassez de medidas para sua erradicação. Assim, torna-se claro que esse fenômeno tem origem no descaso do Estado. Desse modo, atuam agravando o quadro central não só a superlotação de salas como também, [não precisava dessa vírgula] a falta de participação familiar.
---> Ótima introdução! Só um comentário em aberto (não acho que tem nenhum erro mesmo, mas...): É um pouco estranho falar que a alfabetização é um problema, mesmo que fique subentendido que tal problemática é a falta da mesma.

Nesse contexto, deve-se salientar que a superlotação em salas é um entrave nas instituições públicas, dificultando o ensino. Segundo o Comissário de Educação, Cultura e Esporte, o número máximo permitido em sala é em média 25 alunos por professor.
Contudo, essa não é a realidade, sobretudo em escolas públicas. Posto que o pouco tempo e espaço acabam gerando desgaste físico e psicológico do professor na tentativa de atender à demanda de estudantes, estes, muitas das vezes, não têm aproveitamento direto do ensino. Desse modo, são necessárias medidas que possam derrubar esssa [essa] barreira.
---> Esse foi o melhor parágrafo porque tem relação com a parte da introdução que você diz que o problema " tem origem no descaso do Estado".

Ademais, a falta de participação familiar durante o processo escolar afeta o estímulo do aluno. Uma vez que é prioridade o apoio[,] como também, [não era necessária essa vírgula aqui] a ajuda dos responsáveis no processo de alfabetização. Conforme o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não muda nada, sem ela tampouco a sociedade muda. Nessa perspectiva, para a construção de um indivíduo, é preciso estabelecer uma ponte entre a instituição escolar e familiares para criação de um impulso que leve o aluno a ter interesse no aprendizado.

Por fim, caminhos devem ser elucidados para resolver esse impasse, levando-se em conta as questões abordadas. Sendo assim, cabe ao Conselho Estadual da Educação (agente) - órgão responsável pela educação estadual (detalhamento do agente)- elaborar um plano que estimule a importância da Alfabetização [não vejo motivos para ter letra maiúscula] (ação) para construção de um indivíduo (finalidade), com ações de projetos educacionais e inclusivos(detalhamento da ação?). Isso pode ser feito por meio de uma associação com escolas, pais e professores (modo/meio). Sendo possível ainda, realizações periódicas de eventos nas redes sociais(2° ação), para engajar um maior público e garantindo uma maior visibilidade do projeto em ação (finalidade da 2° ação), mediados pela gestão escolar. Dessa forma, a elevação de mais pontes educacionais no tecido social não será impossível, reconhecendo, desde cedo, a importância da Alfabetização[ainda não vejo motivo da letra maiúscula aqui - repetição desse desvio de escrita, só conta uma vez, mas não deixa de ser um erro] para construção social do indivíduo.
---> Senti que falta clareza na retomada dos problemas apresentados, principalmente a questão da superlotação não foi citada e a proposta aborda de forma muito generalizada esse ponto em específico.

E é isso ai :)

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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Por Surtando
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#51789
AnnaJuliaJu escreveu:Oi! E lá vou eu ;)
Achei excelente a argumentação!
Isso de passar a limpo é chato mesmo, ainda mais no celular :mrgreen:, e sempre na hora da prova tenha cuidado ;) . O "esssa" também parece um erro ao digitar, mas já que você não falou nada vou contar ele

"Construímos muitos muros e poucas pontes". Essa afirmação do cientista inglês Isaac Newton pode ser relacionada na alfabetização para construção social de um indivíduo, já que essa problemática é marcada na sociedade por concentrar a construção de barreiras sociais e a escassez de medidas para sua erradicação. Assim, torna-se claro que esse fenômeno tem origem no descaso do Estado. Desse modo, atuam agravando o quadro central não só a superlotação de salas como também, [não precisava dessa vírgula] a falta de participação familiar.
---> Ótima introdução! Só um comentário em aberto (não acho que tem nenhum erro mesmo, mas...): É um pouco estranho falar que a alfabetização é um problema, mesmo que fique subentendido que tal problemática é a falta da mesma.

Nesse contexto, deve-se salientar que a superlotação em salas é um entrave nas instituições públicas, dificultando o ensino. Segundo o Comissário de Educação, Cultura e Esporte, o número máximo permitido em sala é em média 25 alunos por professor.
Contudo, essa não é a realidade, sobretudo em escolas públicas. Posto que o pouco tempo e espaço acabam gerando desgaste físico e psicológico do professor na tentativa de atender à demanda de estudantes, estes, muitas das vezes, não têm aproveitamento direto do ensino. Desse modo, são necessárias medidas que possam derrubar esssa [essa] barreira.
---> Esse foi o melhor parágrafo porque tem relação com a parte da introdução que você diz que o problema " tem origem no descaso do Estado".

Ademais, a falta de participação familiar durante o processo escolar afeta o estímulo do aluno. Uma vez que é prioridade o apoio[,] como também, [não era necessária essa vírgula aqui] a ajuda dos responsáveis no processo de alfabetização. Conforme o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não muda nada, sem ela tampouco a sociedade muda. Nessa perspectiva, para a construção de um indivíduo, é preciso estabelecer uma ponte entre a instituição escolar e familiares para criação de um impulso que leve o aluno a ter interesse no aprendizado.

Por fim, caminhos devem ser elucidados para resolver esse impasse, levando-se em conta as questões abordadas. Sendo assim, cabe ao Conselho Estadual da Educação (agente) - órgão responsável pela educação estadual (detalhamento do agente)- elaborar um plano que estimule a importância da Alfabetização [não vejo motivos para ter letra maiúscula] (ação) para construção de um indivíduo (finalidade), com ações de projetos educacionais e inclusivos(detalhamento da ação?). Isso pode ser feito por meio de uma associação com escolas, pais e professores (modo/meio). Sendo possível ainda, realizações periódicas de eventos nas redes sociais(2° ação), para engajar um maior público e garantindo uma maior visibilidade do projeto em ação (finalidade da 2° ação), mediados pela gestão escolar. Dessa forma, a elevação de mais pontes educacionais no tecido social não será impossível, reconhecendo, desde cedo, a importância da Alfabetização[ainda não vejo motivo da letra maiúscula aqui - repetição desse desvio de escrita, só conta uma vez, mas não deixa de ser um erro] para construção social do indivíduo.
---> Senti que falta clareza na retomada dos problemas apresentados, principalmente a questão da superlotação não foi citada e a proposta aborda de forma muito generalizada esse ponto em específico.

E é isso ai :)
aaa muito obrigada pela correção
"issso* tbm foi um erro na hora de passar a redação para o celular e eu não notei o erro amtes de enviar pra correção.
:lol: :lol:
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