Nesse contexto, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possuí na manipulação das pessoas. No clássico livro "O Capital", Karl Marx apontava que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. Sob essa perspectiva, é notório que o intuído do consumo é fazer os indivíduos se sentirem com poder. Assim, o desconhecimento dessa realidade, induz ao vício de possuir, que favorece unicamente aos capitalistas.
Ademais, o antagonismo é algo recorrente nas empresas, fato que induz ao surgimento de mecanismos que ajudam na alienação, como por exemplo, as propagandas. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em instrumento de manipulação. Nesse ponto de vista, é perceptível o impacto da mídia no comportamento humano, a sociedade possui padrões que são impostos e reproduzidos pelos indivíduos, entretanto tais práticas podem acarretar problemas .Ou seja, o elevado consumo produz lixo e consequentemente degrada o meio ambiente, por meio de poluições e queimadas.
Impende, portanto, que tal problema deixe de ser realidade. Nesse sentido, cabe ao governo criar projetos, por meio de campanhas, afim de alertar os indivíduos sobre o consumo inadequado e as suas consequências. Além disso, urge que as escolas implementem na Matriz Curricular uma disciplina que permita aos alunos discutirem sobre temas relacionados, com o intuído de adquirir senso crítico. Dessarte, esse problema poderá ser amenizado
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.