Primeiramente, é preciso salientar que a ingestão de alimentos industrializados é uma causa latente nessas problemáticas. Segundo o Ministério da Saúde, 51% da população brasileira está acima do peso e mais de 17% está obesa. Analisando esses dados, infere-se que os brasileiros prezam mais pela rapidez e praticidade do que manter uma alimentação saudável e regular, gerando dificuldades na resolução dos impasses.
Em segundo plano, outra causa para a configuração desses importunos é o silenciamento. Segundo o filósofo Foucalt, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno de debates sobre a obesidade e má alimentação, o que contribui com o aumento de falta de conhecimento da população sobre as questões, tornando seu processo de erradicação mais lento.
Portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso, é preciso que escolas, em parceria com o MEC, promovam um espaço para roda de discussões sobre as questões apresentadas. Tal evento pode ocorrer no período de contraturno, contanto com a presença de professores, especialistas nos assuntos e pessoas que se recuperaram da obesidade e seguem uma alimentação saudável. Além disso, esse evento deve ser aberto à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate à obesidade e má alimentação. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.