Em primeiro plano, urge destacar que a doação de órgãos consiste na oferta de órgãos de forma voluntária autorizada pelo doador em vida ou sua família. Porém, segundo uma pesquisa realizada pela UNIFESP, aproximadamente 19% dos parentes de doadores em pontencial vetam a doação por dogmas religiosos. Dessa forma, é importante que ocorra a conscientização da sociedade tupiniquim sobre a importância do processo para romper com esse panorama.
Outrossim, ausência de infraestrutura nos hospitais públicos é um fator determinante para aumentar o receio da família em relação a doação de órgãos, visto que somente num semestre de 2018, aproximadamente 71% dos órgãos doados não foram utilizados, pois foram mantidos em locais inapropriados.
Portanto, considerando os desafios que o Brasil enfrenta para solucionar a questão da doação de órgãos como os dogmas religiosos e a ausência de estruturas adequada, medidas são necessárias. Assim, cabe ao Ministério da saúde em associação com a mídia realizar campanhas e debates sobre a temática com o intuito de aumentar o engajamento popular com a ação. Ademais, é necessário que ocorra investimentos nos hospitais públicos para recuperar a confiança nesse processo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.