Em primeira análise é importante pontuar que o cenário do país se resume, grande parte, na falta de investimentos em projetos educacionais e ensinos ineficazes. O longa "Pro dia nascer feliz" é um panorama das múltiplas realidades que cercam escolas brasileiras nos últimos anos, ceifada por enormes problemas. Paralelamente, a desigualdade na educação de crianças e adultos corrobora para os baixos números sobre alfabetização em nossa sociedade.
Ademais, é valido ressaltar que um individuo que carece de um ensino básico de qualidade, por conseguinte, sofrerá com a estagnação social, desemprego e falta de oportunidades. De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele. Nesse sentido, torrar ensinações mais instigantes e irrestritas ajudaria a população a tomar decisões conscientes acerca de seus direitos e deveres.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater esses impasses. Desta forma, cabe ao ministério da educação dispor de recursos a fim de investir na construção de escolas que adentrem o interior do país para garantir o ingresso dos menos favorecidos. Além disso é fundamental a capacitação de profissionais da área, focada no desenvolvimento de atividades mais chamativos de modo que estes não optem pelo abandono. Assim conseguirem ratificar o que está previsto em nossa constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada