Em primeira análise, é evidente que a herança cultural favorece para o problema. Nessa perspectiva, alguns estudos recentes, analisaram a dinâmica familiar na sociedade brasileira. De acordo com o Estudo De Estatísticas de gênero, do IBGE, as mulheres trabalham em média três horas por semana a mais do que os homens (somando-se trabalho remunerado, atividades domésticas e cuidados com outras pessoas), mas ganham apenas dois terços (76%) dos ganhos masculinos. Isso ocorre, em grande parte, porque desde cedo, há um direcionamento equivocado na formação masculina, o qual ensina que os afazeres domésticos são atribuições do sexo oposto. Sob essa ótica, em futuros relacionamentos conjugais, as mulheres, logo de inicio, sofrerão uma sobrecarga que, dessa forma, influenciara uma busca por ocupações que exijam uma jornada de trabalho mais flexível, a qual contribuí para a queda dos salários femininos. Perante isso, prova-se que o componente cultural é agente nesse panorama.
Além disso, há aspectos econômicos que influenciam nesse quadro. Nesse sentido, o capitalismo, modelo econômico vigente, tem na sua base como prioridade única, o interesse lucrativo que, em suma, visa maximizar seus lucros independente dos meios. Sob essa ótica, apesar do artigo 7° da constituição federal proibir a diferença salarial entre os sexos, as mulheres por questões biológicas, na visão do mercado, apresentam um risco, uma vez que a licença maternidade, garantida por lei, é de total responsabilidade do empregador. Seguindo essa linha, percebe-se que os empresários acharam um meio para diminuir esses riscos, o qual se traduz na forma de contratar. Dessa forma, a despeito das qualidades profissionais femininas, os empresários priorizam os cargos chaves da empresa à homens, justamente por causa do "risco" da gravidez, ou seja, as mulheres geralmente possuem as mesmas qualificações, porém, na maioria das vezes, não ocupam os mesmos cargos de destaque - pois a visão de mercado tenta minimizar, de qualquer maneira, a interferência humana no seu balanço financeiro.
Depreende-se, portanto, a relevância da igualdade de gêneros no Brasil. Para que isso ocorra, é necessário que o ministério da cultura, com o apoio financeiro do governo, elabore um plano que vise difundir na sociedade, a importância da colaboração masculina no contexto doméstico, por meio de filmes e propagandas em todos os meios de comunicação, afim de mudar hábitos retrógados na nossa cultura. Além disso, cabe ao ministério da economia em conjunto com os empresários, implementar políticas que garantam diversidade de pensamento na mesa de tomada de decisão, que atendam a igualdade de oportunidades no desenvolvimento de carreira e que visem, além de tudo, o fim da exclusão de mulheres de postos chave de uma empresa por questões biológicas, afim de criar uma cultura inclusiva e diversificada nos postos de trabalho. Somente assim, observar-se-ia uma equiparidade na nossa sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.