Por NayraSantos
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#51631
"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba." Essa frase de Guimarães Rosa resume bem a relação estabelecida pela sociedade brasileira com a água, haja vista que grande parte das pessoas só passaram a controlar o uso deste recurso quando a escassez dele foi sentida. Frente a isso, entendeu - se que o solvente universal é um elemento essencial à vida humana e que, portanto, precisa de cuidados para continuar a existir. Contudo, a sua utilização exacerbada e o clima seco ainda são entraves visíveis que impedem a preservação da água no país.

A priori, a ausência de uma educação eficaz no que diz respeito à administração do bem hídrico é responsável pelo seu uso desmedido. Nesse sentido, esse panorama é evidenciado na série "3%" da Netflix, na qual a má utilização dos recursos naturais desencadeou um estado apocalíptico de miséria. Dessa forma, a negligência da população com o desperdício da água compromete a existência dessa substância essencial para a vida humana, posto que o corpo social agrava esse cenário ao praticar atos abomináveis - como a jogada de lixos e o lançamento de produtos químicos em rios e lagos - que, lamentavelmente, poderão acarretar a escassez do recurso hídrico. Assim, entende - se que a tomada de ações para reverter esse quadro se faz necessária o quanto antes.

Outrossim, é perceptível que a crise hídrica é resultante, também, do fator climático. A exemplo disso, Graciliano Ramos, em sua obra "Vidas Secas", mostra o périplo de uma família de retirantes sertanejos em busca de um direito universal inquestionável: a água. Fora da ficção, medidas como a transposição do Rio São Francisco têm sido tomadas com o intuito de minimizar a problemática. Todavia, ela conta com desvios ilegais de verba em torno de 200 milhões de reais - de acordo com uma notícia divulgada pelo portal G1 - que atrasam sua conclusão. Por consequência, enquanto esse entrave climático persiste sem resoluções eficazes, diversas famílias do nordeste brasileiro sofrem as consequências da seca.

Portanto, é fundamental que o Governo Federal proponha uma campanha intitulada "Cuidando do que é nosso", por meio de subsídios ao Ministério das Comunicações, a partir da qual serão ensinadas medidas de administração e de reutilização da água, com a finalidade de conscientizar a população acerca das medidas adequadas de uso e da finitude desse bem. Ademais, faz - se essencial a ação da Agência Nacional de Águas (ANA) no investimento de acesso plural aos recursos hídricos, especialmente em locais de seca. Destarte, será possível alcançar uma vivência contrária aos escritos de Guimarães Rosa, na qual o brasileiro valoriza a água enquanto ela ainda está presente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53753
"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba." Essa frase de [colocar a profissão da pessoa antes] Guimarães Rosa resume bem a relação estabelecida pela sociedade brasileira com a água, haja vista que grande parte das pessoas só passaram a controlar o uso deste recurso quando a escassez dele foi sentida. Frente a isso, entendeu-se que o solvente universal é um elemento essencial à vida humana e que, portanto, precisa de cuidados para continuar a existir. Contudo, a sua utilização exacerbada e o clima seco ainda são entraves visíveis que impedem a preservação da água no país.

A priori, a ausência de uma educação eficaz no que diz respeito à administração do bem hídrico é responsável pelo seu uso desmedido. Nesse sentido, esse panorama é evidenciado na série "3%" da Netflix, na qual a má utilização dos recursos naturais desencadeou um estado apocalíptico de miséria. Dessa forma, a negligência da população com o desperdício da água compromete a existência dessa substância essencial para a vida humana, posto que o corpo social agrava esse cenário ao praticar atos abomináveis - como a jogada de lixos e o lançamento de produtos químicos em rios e lagos - que, lamentavelmente, poderão acarretar a escassez do recurso hídrico. Assim, entende-se que a tomada de ações para reverter esse quadro se faz necessária o quanto antes.

Outrossim, é perceptível que a crise hídrica é resultante, também, do fator climático. A exemplo disso, [colocar profissão antes] Graciliano Ramos, em sua obra "Vidas Secas", mostra o périplo de uma família de retirantes sertanejos em busca de um direito universal inquestionável: a água. Fora da ficção, medidas como a transposição do Rio São Francisco têm sido tomadas com o intuito de minimizar a problemática. Todavia, ela conta com desvios ilegais de verba em torno de 200 milhões de reais - de acordo com uma notícia divulgada pelo portal G1 - que atrasam sua conclusão. Por consequência, enquanto esse entrave climático persiste sem resoluções eficazes, diversas famílias do nordeste brasileiro sofrem as consequências da seca.
* Esse parágrafo ficou cheio de repertório, não é necessário isso, um repertório já basta, o importante é você argumentar

Portanto, [falto arrematar o tema aqui] é fundamental que o Governo Federal proponha uma campanha intitulada "Cuidando do que é nosso", por meio de subsídios ao Ministério das Comunicações, a partir da qual serão ensinadas medidas de administração e de reutilização da água, com a finalidade de conscientizar a população acerca das medidas adequadas de uso e da finitude desse bem. Ademais, faz-se essencial a ação da Agência Nacional de Águas (ANA) no investimento de acesso plural aos recursos hídricos, especialmente em locais de seca. Destarte, será possível alcançar uma vivência contrária aos escritos de Guimarães Rosa, na qual o brasileiro valoriza a água enquanto ela ainda está presente.
* Intervenção completa

Desculpa a demora, tive contratempos!

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
93 Exibições
por nubank
A escassez de Água
por Alaneeatriz    - In: Outros temas
0 Respostas 
100 Exibições
por Alaneeatriz
0 Respostas 
81 Exibições
por iarley00
0 Respostas 
102 Exibições
por iarley00
O perigo da escassez da água no Brasil.
por Alunaaaamed    - In: Outros temas
2 Respostas 
144 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
92 Exibições
por vitoriacarv
0 Respostas 
51 Exibições
por barbarageres
0 Respostas 
136 Exibições
por Josimendes
Como superar a crise hídrica no Brasil?
por Ju1i4    - In: Outros temas
0 Respostas 
235 Exibições
por Ju1i4
A crise hidrica no brasil
por Sarah99    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por Sarah99

A constituição federal de 1988, docu[…]

Promulgada em 1988, a constituição f[…]

Steve Jobs - inventor e criador da Apple - uma vez[…]

Em "Utopia", obra liter&aacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM