A priori, a ausência de uma educação eficaz no que diz respeito à administração do bem hídrico é responsável pelo seu uso desmedido. Nesse sentido, esse panorama é evidenciado na série "3%" da Netflix, na qual a má utilização dos recursos naturais desencadeou um estado apocalíptico de miséria. Dessa forma, a negligência da população com o desperdício da água compromete a existência dessa substância essencial para a vida humana, posto que o corpo social agrava esse cenário ao praticar atos abomináveis - como a jogada de lixos e o lançamento de produtos químicos em rios e lagos - que, lamentavelmente, poderão acarretar a escassez do recurso hídrico. Assim, entende - se que a tomada de ações para reverter esse quadro se faz necessária o quanto antes.
Outrossim, é perceptível que a crise hídrica é resultante, também, do fator climático. A exemplo disso, Graciliano Ramos, em sua obra "Vidas Secas", mostra o périplo de uma família de retirantes sertanejos em busca de um direito universal inquestionável: a água. Fora da ficção, medidas como a transposição do Rio São Francisco têm sido tomadas com o intuito de minimizar a problemática. Todavia, ela conta com desvios ilegais de verba em torno de 200 milhões de reais - de acordo com uma notícia divulgada pelo portal G1 - que atrasam sua conclusão. Por consequência, enquanto esse entrave climático persiste sem resoluções eficazes, diversas famílias do nordeste brasileiro sofrem as consequências da seca.
Portanto, é fundamental que o Governo Federal proponha uma campanha intitulada "Cuidando do que é nosso", por meio de subsídios ao Ministério das Comunicações, a partir da qual serão ensinadas medidas de administração e de reutilização da água, com a finalidade de conscientizar a população acerca das medidas adequadas de uso e da finitude desse bem. Ademais, faz - se essencial a ação da Agência Nacional de Águas (ANA) no investimento de acesso plural aos recursos hídricos, especialmente em locais de seca. Destarte, será possível alcançar uma vivência contrária aos escritos de Guimarães Rosa, na qual o brasileiro valoriza a água enquanto ela ainda está presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada