Em primeiro plano, é preciso salientar que a impetuosa desigualdade social no Brasil é impulsionadora no problema em promover o esporte para todos. Segundo Martin Luther King, ativista norte-americano, uma injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar. Diante disso, verifica-se que o desproporcional acesso às práticas esportivas auxilia na fragilização do direito ao bem-estar, sobretudo para as minorias sociais, colocando em risco a democratização das garantias asseguradas para todos.
Ademais, a insuficiência legislativa passa a ser um entrave na solução do problema. De acordo com Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma mesma sociedade. Sob essa perspectiva, se há um um problema social, há como base um problema legislativo. No que tange os desafios da promoção do esporte, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que o Poder Público não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir esse impasse, haja visto que o direito do acesso ao esporte, assegurado na Constituição Federal, não se reverbera na prática.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar esse quadro. Para isso, é necessário que a Secretária Especial do Esporte, em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio do redirecionamento de verbas, acrescentem ao espaço urbano quadras poliesportivas e aparelhos de ginástica ao ar livre, sobretudo em locais menos favorecidos das cidades. Além disso, os locais deverão contar com elementos esportivos e arquitetônicos adaptados para cidadãos com deficiências físicas, a fim de democratizar e promover o esporte para todos. A partir dessas ações, consolidará gradativamente uma sociedade mais justa e inclusiva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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