Por TA2121
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#51663
É notório que o analfabetismo, tanto total quanto funcional, vem aumentando entre os brasileiros, sobretudo em áreas mais periféricas. Dentre tantos fatores relevantes, temos: a falta de investimentos em áreas mais remotas do território nacional e a dificuldade de locomoção até as escolas por parte dos alunos.
Sabe-se que a ausência de investimentos por parte do governo em áreas mais periféricas é um fator que muito contribui para com o analfabetismo. De acordo com o site G1, 43% dos municípios investem menos do que deveriam em educação, sendo boa parte desses municípios de regiões interioranas.
Portanto, é possível notar que os investimentos em regiões periféricas não são nada satisfatórios.
Além disso, a dificuldade de locomoção de alunos até as escolas é também um ponto importante a se discutir. Pode-se citar, por exemplo, as comunidades ribeirinhas na região norte do país, onde crianças precisam enfrentar fortes correntezas e, muitas vezes, horas de viagem até as escolas. Logo, a dificuldade de locomoção dos alunos até as escolas contribui com o crescimento do analfabetismo no país.
Dado o exposto, a falta de investimento em áreas mais remotas e a dificuldade de locomoção dos alunos até as escolas destacam-se como fatores cruciais para o analfabetismo. Desse modo, faz-se necessária uma reforma orçamentaria, possibilitando tanto a construção de novas escolas quanto o aumento dos investimentos nas ja existentes, realizada pelo governo federal juntamente aos estados e municípios. Assim, além da mudança de patamar em relação da estrutura escolar, as escolas se tornariam mais acessíveis, formando então alunos cada vez mais capacitados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por aljulisf
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#51689
Está boa, porém, você escreveu “temos" no primeiro parágrafo, na primeira pessoa do plural, e o enem exige que apenas a terceira pessoa seja usada. Poderia substituir por “tem-se”.
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