Sabe-se que a ausência de investimentos por parte do governo em áreas mais periféricas é um fator que muito contribui para com o analfabetismo. De acordo com o site G1, 43% dos municípios investem menos do que deveriam em educação, sendo boa parte desses municípios de regiões interioranas.
Portanto, é possível notar que os investimentos em regiões periféricas não são nada satisfatórios.
Além disso, a dificuldade de locomoção de alunos até as escolas é também um ponto importante a se discutir. Pode-se citar, por exemplo, as comunidades ribeirinhas na região norte do país, onde crianças precisam enfrentar fortes correntezas e, muitas vezes, horas de viagem até as escolas. Logo, a dificuldade de locomoção dos alunos até as escolas contribui com o crescimento do analfabetismo no país.
Dado o exposto, a falta de investimento em áreas mais remotas e a dificuldade de locomoção dos alunos até as escolas destacam-se como fatores cruciais para o analfabetismo. Desse modo, faz-se necessária uma reforma orçamentaria, possibilitando tanto a construção de novas escolas quanto o aumento dos investimentos nas ja existentes, realizada pelo governo federal juntamente aos estados e municípios. Assim, além da mudança de patamar em relação da estrutura escolar, as escolas se tornariam mais acessíveis, formando então alunos cada vez mais capacitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.