Diante desse contexto, é evidente a falha do estado em relação ao acesso a cultura. Segundo Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos, a aplicação das leis é mais importante que a sua formulação. Ademais, muitas cidades como Maravilha, não possui cinema, o que impede os moradores de frequentarem tal ambiente. Assim, parcela da população é involuntariamente excluída culturalmente.
Além disso, a sociedade contribui para a manutenção da problemática. De acordo com a filósofa Simone de Beauvoir, “ o mais escandaloso dos escândalos e nos habituarmos a eles”. Nessa perspectiva, ao considerar o cinema apenas como uma forma de lazer a população consequentemente não exigirá a democratização do seu acesso. Desse modo, é perceptível a naturalização da elitização dos cinemas.
Portanto, o Ministério da Educação, órgão responsável por garantir a qualidade do ensino no Brasil, deve promover excursões escolares para o cinema, por meio de parcerias com a indústria cinematográfica. Tal medida tem como finalidade democratizar o acesso dos Estudantes ao cinema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada