Por Marcelam4g
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O filme “Como estrelas na Terra” aborda a temática educacional por meio da relação benéfica entre professor e aluno. Na obra, o aprendizado ocorre de forma dinâmica e influencia diretamente na formação pessoal dos futuros cidadãos. De maneira análoga ao cinema, a realidade brasileira na questão da valorização da alfabetização, no entanto, ainda é problemática, afinal, a pouca visibilidade dada pelo governo e a falta de recursos básicos para o ensino impedem o desenvolvimento de uma educação de qualidade e da sua importância no meio social.
Em primeiro lugar, sabe-se que a ausência de visibilidade é a principal causa desse sistema falho, já que os investimentos governamentais, para aumentar o alcance e a relevância da alfabetização no território, estão cada vez mais escassos. Além disso, a população que já não conhece o potencial educacional do país, ainda tem que lidar, lamentavelmente, com a precariedade dos materiais e com a baixa qualificação profissional dos professores do ensino público.
Ademais, reafirmando a frase “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, do filósofo Immanuel Kant, a não valorização da alfabetização no Brasil gera, consequentemente, cidadãos pouco capacitados para lidar e conviver em sociedade. Assim, a compreensão sobre empatia, respeito e a própria cidadania se torna obsoleta em meio ao corpo social.
Infere-se, portanto, que a alfabetização é de extrema importância para o bom funcionamento do país e para a harmonia da população. À partir disso, é necessário que o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério das Comunicações, criem projetos midiáticos que lecionem sobre o valor da educação e que invistam na melhoria das condições para tal, por meio de programas televisivos semanais que arrecadem fundos financeiros e patrocinadores para os locais mais necessitados. Dessa forma, a maior visibilidade e o aumento de recursos básicos para o ensino, provavelmente, gerariam o avanço da alfabetização e da sua valorização.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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