Por Amiz123
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#50963
Atualmente, o Brasil e o mundo estão inseridos numa pandemia mundial da COVID-19, onde pessoas obesas e com outras comorbidades são consideradas grupo de risco para tal doença. Dessa forma, vê-se que a obesidade traz danos à saúde do organismo e está é decorrente da má alimentação da população devido a fatores da vida em sociedade.
Em primeiro lugar, a população brasileira sofreu um aumento do ganho de peso em 11,2% no período entre 2006 e 2016, diante disso, a saúde da comunidade é afetada. Cansaço físico, Hipertensão, Diabetes e Infarto são alguns dos efeitos causados pela obesidade e que influencia na qualidade de vida da corporação.
Além disso, nos últimos anos, a sociedade organiza-se em torno de uma estrutura ágil e rápida advindo da Revolução Industrial, interferindo no estilo de vida das pessoas. As esferas de ambiente do trabalho, escolar e social são atingidas causando ansiedade, principalmente em adolescentes e jovens, falta de tempo, perda do sono, etc. Essas consequências influenciam no consumo de alimento da população, que a realizam de forma demasiada e em períodos inadequados.
Portanto, o Ministério da Saúde deve tomar medidas para o enfrentamento da Alimentação Irregular e Obesidade no Brasil através de instruções de como melhorar a alimentação para obter uma boa saúde e incentivo à atividades físicas por meio de palestras gratuitas fornecidas nos municípios do país. Dessa forma, a sociedade terá o conhecimento para alcançar uma alimentação saudável e, por conseguinte, elevar a sua qualidade de vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por AnnaJuliaJu
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#51642
Olá vou fazer só alguns comentários
Introdução boa

"Em primeiro lugar, a população brasileira sofreu um aumento do ganho de peso em 11,2% no período entre 2006 e 2016, diante disso, a saúde da comunidade é afetada[Dado sem fonte, então não é um repertório legítimado]. Cansaço físico, Hipertensão, Diabetes e Infarto [são sujeito comuns, não há necessidade de colocar letra maiúscula] são alguns dos efeitos causados pela obesidade e que influencia [influencia como? Dava pra retomar a tese aqui, mas isso não está claro] na qualidade de vida da corporação."

Muito bom o terceiro parágrafo (d2). Um detalhe que poderia ter usado melhor (ficaria mais articulado) é que tem uma conexão muito boa entre os argumentos na introdução, mas você não a utilizou no início do 2° desenvolvimento (só falou bem no final): é descrito que "danos à saúde do organismo [...] é decorrente da má alimentação da população devido a fatores da vida em sociedade." colocando uma relação de causa entre a má alimentação e modo de vida, só que ao iniciar o desenvolvimento do D2, é usado "Além disso" dando ideia de algo a mais, mas não necessariamente uma relação de "causa".

Ótimos conectivos entre parágrafos (tem o mínimo de dois operadores argumentativos: "Além disso" e "Portanto"). Sempre que tiver oportunidade use conectivos entre as frases, é bom para mostrar diversidade e coesão.

"Portanto, o Ministério da Saúde (Agente) deve tomar medidas (não é uma ação válida) para o enfrentamento da Alimentação Irregular e Obesidade [Desnecessário por em maiúscula, daí é considerado um desvio] no Brasil através de instruções de como melhorar a alimentação (ação) para obter uma boa saúde e incentivo à atividades físicas (finalidade)[,] por meio de palestras gratuitas fornecidas nos municípios do país(meio/modo). Dessa forma, a sociedade terá o conhecimento para alcançar uma alimentação saudável (Detalhamento?) e, por conseguinte, elevar a sua qualidade de vida."
Proposta parece completa, mas como uma conclusão só focou em instruir uma melhor alimentação e faltou retomar a questão do estilo de vida corrido.

E é por aí mesmo ;)
(Se achar que minha pontuação está errada, fique a vontade para falar)

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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Por Amiz123
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#51691
Muito obrigada pela correção. Vou buscar estar atenta. Como acha que poderia melhor a competência 3?
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Por AnnaJuliaJu
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#51721
Acho que o que você mais precisava ter trabalhado nessa redação era o projeto de texto. Por ter que desenvolver seus argumentos em cima da tese, é interessante você retomá-la, assim como manter uma relação entre os argumentos de cada parágrafo, por isso aquela conexão de um desenvolvimento ser a causa do outro é muito mais elaborado do que só apresentar os dois. E, principalmente, os problemas descritos também devem ser citados na conclusão de alguma maneira, em geral é feita uma proposta que solucione os dois problemas ou faz mais de uma solução (uma delas deve ter todos elementos e a outra não precisa ser tão completa).

Espero que isso possa te ajudar, mas o melhor mesmo é você pesquisar sobre essa competência ou/e sobre a conclusão, porque eu também posso estar errada (ou certa até que se diga o contrário hihi). Você tá no caminho, é só não baixar a guarda que você deve ir super bem, boa sorte e bons estudos! ;)

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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