Por Ella
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Segundo o filósofo Immanuel Kant, "O homem é aquilo que a educação faz dele". Nessa linha de raciocínio, a educação é primordial para a vida do indivíduo e, mais ainda, para o educador responsável por tal. Assim, é lícito afirmar a relevância na formação de professores na sociedade. E, a necessidade de estratégias educacionais frente ao novo cenário brasileiro.

Em primeira análise, nota-se melhor qualidade no ensino. Ou seja, com melhores investimentos na formação de docentes, a educação avançará significativamente, dessa maneira, a proporcionar o melhor desenvolvimento dos educandos. Ademais, no ano de 2019, o investimento, com recursos da CAPES no curso de mentor cresceu 45% em relação a 2018. Logo, a aplicação aumentou, porém é preciso se elevar mais.

Outrossim, é necessário aprimorar as práticas educacionais. Isto é, a comunidade está vivendo a era da "tecnologia", as pessoas estão conectadas como nunca, principalmente os jovens. Por isso, os educadores devem estar preparados, não para negligenciar, mas sim, para utilizar essa ferramenta como meio difusor da educação. Todavia, para que o orientador tome tais medidas, é essencial que ele esteja apto a função.

Portanto, o investimento na formação de professores é crucial. Para isso, urge que o Ministério da Educação (MEC) - órgão responsável por todo o sistema educacional no Brasil - crie, através de investimentos, programas, que visem a formação dos mentores. A fim de que, como disse Kant, generalizando: o corpo social possa ser o que a educação faz dele.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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