Primeiramente, no filme "Escritores da liberdade" uma professora nova chega à uma escola pública localizada na periferia da cidade, onde ela encontra diversos desafios, sendo um deles a crítica infraestrutura da escola. No entanto, fora das telas essa realidade também faz parte das escolas públicas no Brasil. Ou seja, muitas escolas não apresentam estrutura adequada para seus alunos e professores, e verba para compra de materiais, onde alguns professores acabam tirando dinheiro do próprio bolso para terem materiais em suas aulas.
Além disso, a desvalorização dos professores é notória, tendo como exemplo os baixos valores de salário e as condições de trabalho muitas vezes precárias, conforme supracitado. Como disse, o filósofo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", se a educação pública encontra-se em meio a tantas precariedades, ela não formará com qualidade os alunos que são o futuro do país.
Diante do exposto, é necessário que o Governo Federal aumente a verba destinada à educação, tanto para a infraestrutura escolar, quanto para o salário dos professores. Com o intuito, de promover uma educação pública de qualidade. Dessa forma, o Brasil seria um país onde os alunos teriam acesso a uma boa educação e os professores teriam condições melhores de trabalho e o reconhecimento merecido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.