Diante desse cenário, é fundamental ressaltar que a negligência familiar contribui para a violência contra os idosos. De acordo, com o poeta chileno Pablo Nerudo, “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. Nesse viés, os familiares deixam de cuidar por conta da fragilidade moral e ética do idoso, dessa forma, há uma concordância com pensamento de Nerudo, visto que a vítima fica propícia a desenvolver transtornos mentais devido a solidão. Assim, tem-se como consequência o falecimento do mesmo.
Ademais, outro fator importante é o descuido na falta de infraestrutura nas cidades, com os mais velhos. Certamente o ativista Indiano Mahatma Gandhi "Faz da tua vida um reflexo da sociedade que desejas". Entretanto, o descaso está cada vez maior nas obras públicas, pois não há construções adequadas para os idosos se locomover tranquilamente e muitas vezes eles ficam com medo de sair de casa por conta do que pode acontecer com si próprio, desse modo, há uma concordância com o pensamento do Gandhi , pois o que ocorre não está adequado para os anciões. Por conseguinte, esse empecilho faz com que os mais velhos fiquem dependente de ajuda e, principalmente, promove o risco de se lesionar.
Portanto, é necessário combater esses efeitos da violência ao idoso no Brasil. Logo, é de suma importância que a família seja responsável pela integridade do familiar, deve cuidar da saúde física e mental, por intermédio do ministério da infraestrutura que vão fiscalizar e realizar mais obras que melhorem o deslocamento do indivíduo e que assim eles transitem com segurança pelas cidades. Dessa forma, a sociedade em conjunto alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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