Por Prisiefert
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#51504
O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne á questão do analfabetismo digital. Dessa forma, observa-se que o analfabetismo digital reflete um cenário desafiador, apesar de toda a facilidade e comodidade que nos proporcionam, muitas pessoas não usam corretamente ou mesmo não fazem parte de sua realidade social.
Primeiramente, importante salientar que a falta de recursos para a educação é uma causa latente dessa problemática. Nessa perspectiva, infelizmente os dados mostram que nosso país ainda tem um avanço lentamente pelo nível de preparo digital. De acordo com Willian Lewis, educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido.
Em segundo plano, como cidadãos temos direitos e o dever saber usar as inovações tecnológicas, para fim de que não caiamos em tudo que dizem nas plataformas on-line, podendo usufruir de forma positiva.
Portanto, embora que já existam projetos apoiando a causa, ainda assim são faltados recursos para um plano de inclusão digital, principalmente em escolas públicas de pouca estrutura, podendo assim ser criado espaços, como laboratórios de informática, com ajuda de professores e profissionais da área, mostrar a comunidade escolar que se pode ter mais comunicação e informações. Obter esses meios, é o passaporte para o mundo do conhecimento, podendo ser um poderoso meio de inclusão e desenvolvimento socioeconômico.
A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor e com mais resoluções.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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