Primeiramente, percebe-se a falta de investimentos do governo nessa área como principal causa do problema. A respeito disso, Zygmunt Bauman defende que a modernidade líquida é fortemente pautada no egoísmo, nesse sentido vale ressaltar que através da ciência obtivemos inúmeras descobertas, tanto para a saúde, com a pesquisa e criação de vacinas e medicamentos, quanto em fatores econômicos, sociais, naturais e políticos, por isso que a falta de investimentos afeta fortemente esse cenário de descaso.
Além disso, a má influência midiática, pode, muitas vezes, trazer uma visão ou versão destorcida dos verdadeiros fatos. Sobre isso, o filósofo Pierre Bourdieu afirma "o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão".
Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas. Para isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação juntamente com o Governo Federal, deve criar e divulgar campanhas nas redes sociais de maior aceno -como o Facebook, o Instagram e o Twitter- por meio de publicações alvo e vídeos com relatos das maiores descobertas já feitas pelo homem graças à ciência. Também a criação e o investimento em centros de pesquisa especializados para melhorar a qualidade de resultados obtidos através de pesquisas e testes. Assim, possivelmente a consciência da sociedade em relação a imprescindibilidade da ciência para a contemporâniedade e para o futuro melhorem. Dessa forma, o problema será resolvido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.