Primeiramente, durante a história do Brasil a educação nem sem sempre foi direito para todas as classes como defende a Constituição Federal de 1988, onde vemos muitos diretos que não são postos em prática. O descaso do Governo Federal com profissionais da educação tem raízes históricas, apesar dos avanços que ocorreram em toda a história do Brasil, ocorreram também muitos retrocessos.
Além disso, é importante mudar a imagem do professor para ele mesmo e para a sociedade. Nesse sentido, o professor quando perguntado o que ele faz ele responde "dou aula" deixando a imagem de quem faz por caridade ou favor. Outrossim, a sociedade precisa reavaliar a importância do professor na sociedade, demonstrando-o respeito e admiração para que ele possa sentir-se orgulhoso de seu trabalho.
Fica claro, portanto, que é de fundamental importância o desenvolvimento de medidas para solucionar a questão de se valorizar o professor. Dessa forma, o Governo Federal pode promover campanhas de sensibilização através de cartazes em locais públicos como praças e lojas. As escolas podem fazer atividades lúdicas e conscientizadoras por meio de palestras, peças de teatro, dentre outras, para que a população entenda a necessidade de combater essa problemática. Somente com essas medidas, não ocorrerá uma liquidez no Brasil mencionado por Zygmunt Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.